sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/03/2017 | 14:30

Pediatria: Dia Mundial Do Rim alerta sobre doença renal crônica causada pela obesidade

Hoje, dia 9 de março, é comemorado o “Dia Mundial do Rim”. Para 2017, o tema é “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. Neste ano o foco é alertar a população com relação à obesidade, tema este muito preocupante pelo crescimento acelerado de crianças com sobrepeso e obesidade.

Em pesquisa de 2016, a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) divulgou que cerca de 1/3 das crianças brasileiras, de 5 a 9 anos de idade, está com excesso de peso. “Dados como estes endossam as atenções da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em relação à promoção de campanhas educativas contra a obesidade desde a infância e que reflitam também na redução dos problemas renais, uma vez que eles afetam o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social, principalmente, das crianças, além de causar morbidade em quase todos os órgãos do corpo humano.”, relata a nefropediatra da UNIFESP, Maria Cristina de Andrade, também membro da SBN e diretora da MBA Pediatria. 

“Pessoas obesas têm uma hiperfiltração compensatória para equilibrar seu metabolismo, gerando sobrecarga nos rins, o que favorece o desenvolvimento da Doença Renal Crônica, definida pela presença de lesão e/ou pela perda da função renal”, esclarece a médica. Além disso, a obesidade pode levar ao surgimento de hipertensão arterial e diabetes tipo 2, que são as duas grandes causas de doença renal crônica em adultos.

Por isso, em 2017, a SBN estabeleceu para o Dia Mundial do Rim campanhas em prol da promoção de hábitos mais saudáveis, sobretudo no que tange a alimentação. A nefropediatra Maria Cristina de Andrade reforça a importância da redução do consumo de sal, de refrigerantes, dos fast-foods e de produtos industrializados em geral, que possuem grande concentração de sódio e estão cada vez mais disponíveis e com livre demanda não apenas para crianças e adolescentes, como também para bebês.

“O foco principal da prevenção da doença renal crônica deve priorizar uma melhor qualidade de vida, com alimentação saudável e prática de atividades físicas, atitudes fundamentais que ajudam o bom funcionamento renal, desde a primeira infância até a fase adulta”, esclarece a nefropediatra da UNIFESP.


Dados Importantes sobre DRC
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil, que possui ao todo 750 unidades cadastradas no País, sendo 35 apenas na cidade de São Paulo. Dados da SBN mostram ainda que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente.

As DRCs não são curáveis e seus portadores podem precisar de cuidados para o resto de suas vidas. Além disso, a doença pode evoluir para a dependência de diálise ou transplante de rins no futuro.

Maria Cristina de Andrade conclui que a campanha pelo Dia Mundial do Rim em 2017 é importante para que pais, cuidadores, educadores e profissionais de saúde em geral possam se conscientizar sobre os efeitos da obesidade, muitas vezes decorrente da má alimentação e que pode contribuir para o aumento de casos de DRC, enfermidade que atinge 10% da população mundial.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS