quinta, 18 de abril de 2024
Geral
09/03/2017 | 08:16

Itajaí estuda criação do Botão do Pânico

O Dia Internacional da Mulher é o momento para recordar a luta feminina pela igualdade de gêneros. Apesar das grandes conquistas na busca por direitos, as estatísticas ainda apresentam um cenário assustador em relação à violência doméstica contra mulheres. Com o intuito de ampliar e melhorar o atendimento às vítimas de violência doméstica na cidade, o Município de Itajaí estuda a criação do “Botão do Pânico”.

A proposta da implantação do botão foi realizada pelo vereador Fabrício Marinho e tem como exemplo a cidade de Vitória, no Espírito Santo. O projeto Botão do Pânico é voltado para as mulheres vítimas de violência que possuem medida protetiva deferido pela Justiça. As mulheres recebem o aparelho e podem acioná-lo toda vez que se sentirem ameaçadas pelo agressor. O sinal é recebido por uma Central, com as coordenadas de onde a mulher se encontra, e viaturas são encaminhas para atendimento da vítima.

“A violência doméstica, nas suas manifestações física, sexual e psicológica, é um problema social e impede que as mulheres tenham acesso aos seus direitos como cidadãs. Nós, como Governo, temos a responsabilidade de auxiliar na garantia de que toda mulher tenha proteção em casos de violência.”, explicou o Chefe de Gabinete, Celso Goulart.

De acordo com dados da Polícia Militar de Santa Catarina, nos últimos 12 meses, 41.940 mulheres foram vítimas de alguma forma de agressão física, uma média de 116,5 agressões por dia. Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseado no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (artigo 5º da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha).


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS