sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/01/2017 | 13:05

Saúde define medidas para organizar oferta de consultas nos postos da rede pública

Para aumentar a resolução de casos nas unidades básicas, diminuir os encaminhamentos desnecessários e reduzir a demanda reprimida por consultas com especialistas, a Secretaria de Saúde de Itajaí vai começar a implantar protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas estipulados pelo Ministério da Saúde. Esses processos vão ajudar a agilizar e melhorar os atendimentos – hoje, há em torno de 56 mil pessoas aguardando consultas na rede pública.

As diretrizes têm abrangência nacional e consideram a perspectiva dos usuários na organização dos fluxos de trabalho. Também servem para orientar as equipes que atuam nas unidades de saúde, auxiliando na escolha do tratamento mais qualificado. “Os protocolos são elaborados em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, que é referência em capacitação das normas do SUS, e passam por revisão periodicamente”, comenta o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.

O responsável pela pasta explica ainda que a implantação é o segundo passo para diminuir as filas por consultas e exames. “Precisamos mudar a forma de atuação na atenção básica e aumentar a resolução de casos nas unidades de saúde. Caso contrário, vamos reduzir a fila de consultas e logo ela estará do mesmo jeito”, afirma. 

A implantação será de forma gradativa, assim como está ocorrendo a mudança no sistema de atendimento das unidades básicas, que passam a fazer o acolhimento de todos os pacientes que chegam e da demanda espontânea.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS