quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/01/2017 | 19:19

Educação Especial será reestruturada em Balneário Camboriú

A Inclusão Escolar será uma das prioridades do Governo Municipal de Balneário Camboriú em 2017. Quatro frentes de trabalho foram formadas para reestruturação da Educação Especial em diferentes pontos de atuação. A meta é garantir um atendimento mais humanizado aos cerca de 300 educandos especiais e seus familiares.

A primeira frente de trabalho irá atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE) que será ampliado. A partir deste ano, haverá um coordenador por zona de atendimento, que irão acompanhar de perto a necessidade de cada educando e traçar estratégias para otimizar o atendimento da equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, assistente social, pedagogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. 

A segunda frente de trabalho irá elaborar até junho, um perfil e diagnóstico da Educação Especial levantando quem são os educandos, o que precisam, qual o número de deficientes visuais, auditivos, cadeirantes, com transtorno do espectro do autismo (TEA) ou altas habilidades, se o número de professores de Educação Especial, Intérpretes de Libras e Instrutores de Libras é suficiente, entre outros levantamentos. 

A terceira frente irá trabalhar diretamente com as famílias buscando aproximar e fortalecer os vínculos. Além disso, irá auxiliar no esclarecimento de direitos e legislação, e fazer os encaminhamentos corretos aos profissionais de saúde ou programas de atendimento multidisciplinar. 

Já a quarta frente vai buscar o fortalecimento das redes de apoio como as ONGs, APAE, AMA, Amor pra Down dentre outras. Na última semana, a secretária de Educação, Denize Aparecida da Costa Leite, recebeu o presidente da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos do Autista), Lino Carlos Franzoi. Durante o encontro a associação entregou um questionário com 10 perguntas respondidas por mais de 600 professores, onde puderam demonstrar suas dificuldades em lidar com a Educação Especial em sala de aula. O questionário irá auxiliar na reestruturação do setor. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS