sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/01/2017 | 22:49

FATMA aponta melhoria na balneabilidade das praias de Balneário Camboriú

O último relatório de balneabilidade da FATMA, apontou melhora na qualidade da água das praias de Balneário Camboriú.  O estudo foi realizado no dia 10 de janeiro e identifica que 50% dos pontos de coleta estão próprios para banho. Entre eles, parte da Praia Central, Taquaras e Estaleiro.
 
Os dados contrariam os apresentados pela revista Exame, em matéria no dia 11 de janeiro, apontando que a cidade estava entre os piores pontos de banho do país. De acordo com a oceanógrafa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Zimmerman, a análise do relatório divulgado na matéria estava equivocado. Ela explicou que o estudo da FATMA foi feito no dia 2 de janeiro, momento que há a maior concentração de pessoas em Balneário Camboriú. "Com o grande número de banhistas e a temperatura elevada, as bactérias do gênero Escherichia sobrevivem por mais tempo. Foi o que ocorreu no dia desta coleta. Além disso, a corrente marítima também influencia no resultado do relatório. Por isso, não podemos qualificar uma praia própria ou imprópria tendo como base apenas uma avaliação de balneabilidade, como a revista fez. O foco da matéria foi equivocado" avaliou a oceanógrafa.
 
A Secretaria do Meio Ambiente traçou ações para melhorar a balneabilidade da Praia Central na cidade. Será feito um estudo dos oito cursos de água da região, para uma total avaliação e diagnóstico de suas situações. Dentre eles, os rios Ariribá, Peroba, das Ostras, Camboriú e Canal do Marambaia.  Também serão feitas ações em parceria com o município de Camboriú. O primeiro encontro será no dia 19 de janeiro entre as Secretarias do Meio Ambiente dos dois municípios, a Secretaria do Planejamento, EMASA, Vigilância Sanitária, Águas de Camboriú e o Comitê do Rio Camboriú. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS