sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/01/2017 | 09:07

Inovação: Exame que identifica câncer pelo sangue está disponível em Itajaí

Você já imaginou ter o resultado de uma biópsia através de um exame sanguíneo? E este exame definir se o paciente vai fazer quimioterapia ou tomar comprimidos para combater a doença? Esta é a intenção de um novo exame que pretende melhorar o tratamento em pessoas que tiveram o diagnóstico de câncer de pulmão. A biópsia líquida, como é chamada, é o monitoramento do câncer por meio de informações do DNA que passam pelo sangue. O diferencial entre esta nova técnica e a biópsia convencional, é que na tradicional o paciente muitas vezes fica internado, passa por uma mini cirurgia, com anestesia, e em alguns casos, até precisa repetir o procedimento. Já o resultado demora até 15 dias e os gastos com o procedimento podem ultrapassar R$ 3 mil. Já na “ biópsia líquida”, o tempo é de até 7 dias.

Esta novidade chegou ao Brasil no fim de junho e agora estádisponível em Itajaí – SC, através de um protocolo clínico. Neste momento, a biópsia líquida não tem custo para os pacientes que se encaixarem nos critérios de inclusão. No mundo, o recrutamento de pacientes também acontece em países como: Canadá, Irlanda, Itália, México, Espanha, entre outros.

Pesquisadores em vários países já analisam há muitos anos os resultados de exames realizados com esta técnica em pacientes com câncer. Para o médico oncologista do Centro de Novos Tratamentos Itajaí, Giuliano Borges, a nova estratégia é “ inovadora e tecnológica”. Primeiramente, o procedimento será usado em casos onde há diagnóstico de câncer de pulmão de não pequenas células, que hoje representa cerca 80% a 85% de todos os cânceres de pulmão e geralmente são encontrados em pacientes que fumaram pouco ou não fumaram.

O exame irá indicar a presença ou não de uma mutação. “Hoje temos conhecimento que do total de diagnósticos de câncer de pulmão de não pequenas células, pelo menos 15% possuem essa mutação. E após a confirmação dessa mutação EGFR pela biópsia, teremos como indicar tratamentos mais eficazes no combate a doença, como três comprimidos – dois deles já aprovados no mundo e um em fase de pesquisa clínica”, explicou o oncologista.

Para obter mais informações, os pacientes podem entrar em contato através do telefone: 47 33485093 ou por e-mail: regulatorio@oncologiasc.com.br


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS