sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/12/2016 | 11:21

Hospital Marieta termina o ano com balanço positivo e intensifica assistência humanizada para 2017

O Hospital Marieta encerra 2016 com grandes conquistas. Diversas iniciativas foram criadas e ampliadas para beneficiar e conscientizar a comunidade, dentre elas, avanços na área cirúrgica e hospitalar, incentivo à doação e captação de órgãos, criação de projetos terapêuticos para pacientes internados e ações de orientação à população. Há menos de dois anos à frente da direção, os gestores veem um futuro promissor para o hospital, que atende pacientes de toda a região. No próximo ano, a proposta é continuar investindo na assistência humanizada em saúde.

Vocação na captação de órgãos e tecidos

Em julho, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) comemorou o título de equipe vocacionada e lançou uma campanha para estimular a doação. Só em 2016, o hospital realizou 57 captações de córneas, 14 de múltiplos órgãos e 37 transplantes de córnea. “Estamos sempre dispostos a intensificar a importância deste gesto. A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo e pode salvar vidas”, comenta a diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mércia Lemes.

Em um período de 20 dias, a CIHDOTT registrou três captações de órgãos. Um dos casos envolveu a doação de dois rins, duas córneas, coração e fígado de um jovem de 23 anos. Para a captação ser realizada, o Hospital Marieta é autorizado por familiares, que recebem um acompanhamento de médicos especializados no momento da decisão. “O hospital segue no caminho para se consolidar nesta área. Temos uma equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos qualificados para dar assistência às famílias”, explica a coordenadora de enfermagem da comissão, Fernanda Uller.

Tratamento de infartos

Lançado em agosto de 2016, o Projeto Latin de Telemedicina (Latin American Telemedicine Infarct Network) é inédito em Santa Catarina e desenvolve uma rede de telemedicina, visando melhorar o tempo de tratamento em casos de infarto para a cidade de Itajaí. Por meio de dispositivos de telecomunicação especiais, os profissionais da área de saúde adiantam o atendimento hospitalar, ação que pode reduzir os índices de mortalidade por infarto.

Desde o lançamento, o projeto atendeu mais de 2 mil pacientes com dor torácica e diagnosticados com IAM (Infarto Agudo do Miocárdio). Em novembro, o projeto foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Itajaí e recebeu uma moção de congratulação. Os parlamentares enalteceram o trabalho do Hospital Marieta e o comprometimento com a sociedade. A proposta para o próximo ano é levar o projeto a outros municípios da Foz do Rio Itajaí, salvando ainda mais vidas.

Referência no tratamento em câncer

A Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) fecha o ano com média de 1,6 mil consultas médicas e 700 atendimentos com quimioterápicos realizados mensalmente. Os diagnósticos mais frequentes na unidade são de câncer de mama, próstata e colo retal, com demanda crescente de pacientes.

Todos os atendimentos da Unacon são destinados exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e se tornaram referência regional no tratamento de câncer. A unidade atende pacientes de 11 municípios da região, sendo que amaioria é proveniente de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

A equipe de funcionários é formada por três médicos e três enfermeiras, que desempenham papel de relevância singular e preenchem as necessidades técnicas, físicas, psicossociais e educacionais do paciente acometido pelo câncer e sua família.O atendimento é humanizado e tem o objetivo de apoiar e orientar o paciente e a família durante o processo da doença, tratamento e reabilitação.

Cão-terapia

Há aproximadamente dois meses, o labrador Ice iniciou um trabalho de abordagem terapêutica na área da internação do Marieta. O cão é a estrela do Projeto Cinoterapia, que utiliza os animaistreinados como co-terapeutas em busca de melhora no estado de saúde dos pacientes. Ice visita os quartos da internação uma vez por semana e auxilia no tratamento de pacientes.

A terapia permite, principalmente, a assistência no controle da pressão arterial e na mobilidade, além de resultados imediatos aos pacientes com problemas psicológicos e sociais. Em média, o labrador já auxiliou no tratamento de 30 pessoas. O trabalho do cão voluntário foi adotado pela direção do Hospital Marieta e se tornará um projeto fixo na área de internação e com pacientes em alta permanência.

UTI Neonatal

O Hospital Marieta firma novamente a vocação para os serviços de alta complexidade, inclusive na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Foram 1886 partos normais, 1.148 cesáreas e 270 nascimentos antes do prazo ideal em 2016. Os primeiros cuidados nos casos de nascimento prematuros contribuem para a redução do índice de mortalidade infantil e são fundamentais para o desenvolvimento do bebê.

Os resultados positivos são frutos do trabalho de uma equipe formada por 10 médicos, nove enfermeiros, dois fisioterapeutas, uma fonoaudióloga e 36 técnicos de enfermagem e mais os 20 leitos da UTI. O serviço é referência nacional para atendimento a recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

Ampliação de leitos existentes

Em 2016, o Hospital Marieta expandiu para 385 o número de leitos para melhorar o atendimento à população. Destes, novos 30 leitos são para a UTI Adulto e 10 para a Neonatal, garantindo a acomodação ideal aos pacientes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS