sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/12/2016 | 18:26

Balneário Camboriú está no ranking das melhores cidades para viver no país

Balneário Camboriú é mais uma vez destaque no cenário nacional. A Revista Veja apontou que o município é o 4° melhor lugar para se viver no país, entre as cidades de até 500 mil habitantes. A pesquisa se baseou no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que leva em consideração a saúde (expectativa de vida da população), educação e renda. A notícia faz crescer a lista de prêmios que a prefeitura recebeu nos últimos anos, totalizando mais de 50, por conta de politicas públicas importantes que resultaram na visível melhoria da qualidade de vida da população.

A pesquisa destaca que o município é considerado ótima infraestrutura urbana e aparece em quarto lugar no ranking do IDH, principalmente por conta da expectativa de vida dos moradores, 78,62 anos. A renda per capita ao mês é de R$ 1.625,59 e 93% das crianças de cinco a seis anos estão na escola. A reportagem da Veja, assinada pela jornalista Denise Chiarato, ainda salienta que Balneário Camboriú possui os prédios mais altos do país e praias ainda conservadas, que atraem de surfistas a aposentados.

O ranking traz as 32 cidades com as melhores avaliações, segundo o IDH, e com menos de meio milhão de moradores. Balneário Camboriú é a segunda cidade com o IDH mais alto de Santa Catarina, com 0,845, atrás apenas de Florianópolis, com 0,847. O ranking completo está disponível em https://goo.gl/73q6St.

Segundo o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, o resultado positivo é reflexo dos investimentos da Administração Municipal em todas as áreas. “Esse reconhecimento foi um excelente presente de Natal que a administração pública municipal e a população de Balneário Camboriú receberam neste fim de ano. Investimos significativamente em segurança, distribuição de água, saneamento, limpeza, educação, saúde e infraestrutura. Hoje temos 97% de eficiência no tratamento de esgoto. Além disso, eliminamos os 45 extravasores que desaguavam na Praia Central. Hoje temos avenidas largas, travessias elevadas para pedestres, mais de 35km de malha cicloviária. Todos esses investimentos, somados a tantos outros, refletem em qualidade de vida e um local agradável para os munícipes e turistas”, reforçou.

Para o prefeito, "no momento em que a administração pública investe na qualidade de vida, na infraestrutura e em serviços de atenção, indo além da obrigação, a cidade se torna mais atrativa, mais interessante e as pessoas acabam vindo investir na nossa cidade. Apesar de  alguns tentarem desconstruir, Balneário Camboriú é uma referência".

Além de mais esse reconhecimento, Balneário Camboriú já recebeu mais de 50 prêmios ao longo dos últimos oito anos. Entre eles estão cidade com melhor desenvolvimento social, melhor gestão fiscal, principal indutor de turismo, município sustentável, entre tantos outros. Os reconhecimentos foram concedidos por instituições de renome, como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Ministério do Turismo; Organização das Nações Unidas (ONU); IBOPE; Revista Exame/Urban Systems; entre outros.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS