quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/12/2016 | 08:13

Indicados para comandar Porto e Semasa são aprovados em sabatina na Câmara

A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta quinta-feira (15) uma arguição pública com os indicados pelo prefeito eleito, Volnei Morastoni, para a Superintendência do Porto de Itajaí – Marcelo Werner Salles - e para a Direção-Geral do Semasa – Marcelo Almir Sodré de Souza. Após responderem questionamentos dos vereadores, os dois nomes foram aprovados por unanimidade.  
 
Esta foi a primeira vez que a indicação para os cargos passou previamente pelo Legislativo. O objetivo da sabatina é garantir que os postulantes estejam tecnicamente aptos a assumir os cargos.
 
Semasa
O primeiro a ser ouvido foi o postulante à Direção-Geral do Semasa, Marcelo Sodré. Bacharel em Direito, Sodré atou como diretor comercial do Porto de Itajaí e diretor-geral do Semasa, entre outras ocupações públicas. Também é o vice-prefeito eleito de Itajaí.
 
Entre os pontos levantados pelos vereadores, esteve a ampliação da cobertura do saneamento básico na cidade e qual a meta da próxima gestão neste quesito. Sodré destacou que atualmente Itajaí conta com cerca de 30% da cidade com a ligação adequada de esgoto, e que a meta para os próximos quatro anos é de atingir 90%. Sobre a possível construção de uma sede própria para o Semasa, Sodré afirmou que é possível estudar o tema, mas que a prioridade no momento é investir os recursos da autarquia em outros pontos como a coleta e tratamento de esgoto e nos sistemas de captação, tratamento e distribuição da água.
 
Porto
Na sequência, as perguntas foram direcionadas a Marcelo Werner Salles. Indicado para a Superintendência do Porto, Salles é engenheiro civil e empregado público de carreira do Porto desde 1987. Entre os questionamentos, esteve qual o principal problema do Porto de Itajaí atualmente. Salles destacou uma crise mercadológica, que em função do crescimento de mercados como o chinês na década de 1990, por exemplo, obrigou os armadores a buscar navios maiores e, consequentemente, exigiu significativas mudanças físicas e estruturais nos portos brasileiros, como nos berços e bacia de evolução. Salles também destacou a questão institucional, já que em 1997 o Município passou a deter a gestão e exploração comercial do Porto, mas que a Lei Federal 12.815 revogou a decisão, devolvendo à União a centralização de gestão, tirando do Porto de Itajaí a agilidade administrativa anteriormente adquirida. Salles destacou que será necessária a união de todos os segmentos públicos e da sociedade para que o Porto possa ter de novo a sua descentralização de gestão e agir conforme a demanda e necessidade de mercado.
 
Após a sabatina, o nome dos indicados foi submetido à votação dos vereadores e ambos tiveram aprovação de todos os parlamentares presentes.  
 
A sabatina completa estará disponível na íntegra, em breve, no canal da Câmara de Vereadores de Itajaí no YouTube.
 
A sabatina foi solicitada pelo Comitê de Transição do Governo Volnei Morastoni ao Executivo, que posteriormente, requereu a arguição à Câmara, em respeito à Lei Orgânica do Munícipio, nos Art. 18, inciso XXVII, letras “a” e “b”, Art. 42 e Art. 47, inciso V. O Art. 18, inciso XXVII determina como competência exclusiva da Câmara a aprovação prévia, após arguição pública pelos vereadores, a escolha de superintendente do Porto de Itajaí e diretor-geral do Semasa.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS