quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/12/2016 | 07:55

Clássico do Teatro do Absurdo, Esperando Godot, de Samuel Beckett, estreia no Teatro Municipal de Itajaí

O espetáculo “Esperando Godot” estreará em poucos dias no Teatro Municipal de Itajaí. Com direção de Ana Paula Beling, a peça conta com 11 alunos-atores no elenco e marcará a primeira experiência dos Alunos do Exercício Cênico Anchieta (AECA) com a dramaturgia de Samuel Beckett. A estreia do espetáculo ocorre em sessão única, na sexta-feira, 16 de dezembro, às 21h, e tem ingressos ao valor de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada e para quem levar uma caixinha de leite), disponíveis na bilheteria do Teatro.

Para a diretora, Ana Paula Beling, “Esperando Godot” traz aos palcos a frustração humana, a eterna espera por algo que nunca acontecerá. "Esse é um trabalho diferente de tudo que já realizei no teatro, ao mesmo tempo em que é a realização de uma grande e antiga vontade de montar este texto, que sempre me fascinou muito", acrescenta. O teatro de Samuel Beckett convida sempre a um triste e desolado espetáculo. O autor apresenta o homem como essencialmente solitário.

 

O Teatro do Absurdo

Beckett é considerado como um dos mais importantes representantes da corrente conhecida como teatro do absurdo, que iniciou após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo estava destruído e dividido pela Guerra Fria. Os valores e crenças haviam sido destruídos, a humanidade vivia um pesadelo em que não havia certeza alguma, nem esperanças. Surgiu então, o teatro que buscava uma expressividade inovadora, propondo uma reflexão sobre o absurdo da condição humana, no intuito de trazer a retomada de consciência das pessoas.

 

A sinopse

- Que tarde encantadora estamos passando.

- Inesquecível.

- E ainda não acabou.

- Parece que não.

- Está só começando.

- É terrível.

- É pior que estar no teatro.

- No circo.

- No music hall.

- No circo.

- Será que ele vem?

- Ele quem?

- Godot.

 

Todos os dias, num local à beira de uma estrada deserta, que não é possível descrever porque não se parece com coisa nenhuma, junto de uma árvore solitária - nua e esquelética hoje, e no dia seguinte coberta de folhas -, dois vagabundos, Vladimir e Estragon, esperam Godot. Nada acontece. Ninguém chega. Ninguém parte. Mas continuam à espera, porque nisso está todo o sentido de suas vidas. Para preencher sua desesperada expectativa, para iludir o tédio dos dias vazios e sempre iguais, Didi e Gogo falam um com o outro até a exaustão, mesmo sem terem nada que dizer: assim, ao menos, dão-se a impressão de existirem. Tudo é incerto. A única certeza é a de que estão esperando Godot.

 

O Projeto

Esperando Godot é um espetáculo resultado da aprovação do projeto “Dramaturgos do Século XX: Estudo e Montagem”, na Lei Municipal de Incentivo à Cultura 2016, de Itajaí, com patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio da empresa Unimed. Este projeto está centrado nas obras de três dos mais importantes dramaturgos do século XX: Arthur Miller, Samuel Beckett e Tennessee Williams.

 

Na primeira etapa, os integrantes do AECA se juntaram ao diretor Daniel Olivetto (Itajaí/SC), para o estudo e a montagem de “As Bruxas de Salém”, texto do estadunidense Arthur Miller (1915-2005). A segunda etapa do projeto compreendeu a leitura dramática de “Um bonde chamado desejo”, do também estadunidense Tennessee Williams (1911-1983), sob a direção de Laura Osório (Itajaí/SC). E, para finalizar, esta terceira e última etapa conta com o estudo e a montagem de “Esperando Godot”, do irlandês Samuel Beckett (1906-1989), tendo como diretora convidada Ana Paula Beling (Balneário Camboriú/SC).

 

 

Ficha técnica:

Texto: Samuel Beckett

Tradução: Flávio Rangel

Direção: Ana Paula Beling

Elenco: Camila Jacques, Gabriel Fidelis, Gabrielli Pacheco, Junnior Farias, Lucas Viana, Maria Júlia Kumm, Matheus Filipe Delfino, Paula Ramos, Raphael Cunha, Sabrina Francez, Sidney Gabriel.

Adaptação do Texto: Ana Paula Beling, Camila Jacques, Gabriel Fidelis, Junnior Farias e Matheus Filipe Delfino.

Cenografia: Ana Paula Beling e Maria Júlia Kumm

Confecção de Cenário: Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos

Figurinos e Adereços: Gabrielli Pacheco

Cabelos e Maquiagem: Camila Jacques

Contraregragem: Paula Ramos

Desenho de luz: Felipe Laurêncio

Sonoplastia: Sabrina Francez

Arte Gráfica: Daniel Olivetto

Assistência de Comunicação: Junnior Farias e Gabriel Fidelis

Produção Executiva e Comunicação: Subjétil Comunicação e Produção Cultural

Produção: Ana Luiza Marcolina

Coordenação Geral: Valentim Schmoeler


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS