sábado, 20 de abril de 2024
Geral
09/12/2016 | 08:22

Hospital Marieta celebra o Dia do Fonoaudiólogo em 9 de dezembro

Os problemas na comunicação, escrita ou oral, a rouquidão constante e até mesmo o estímulo à amamentação são alguns dos fatores que nos fazem procurar um profissional de fonoaudiologia. Apesar disso, outras áreas se intensificam a cada ano e possibilitam o avanço da profissão. A fonoaudiologia hospitalar, por exemplo, se propagou e ganhou a atenção de médicos e pacientes. Na sexta-feira (9/12), o Hospital Marieta celebra o Dia do Fonoaudiólogo e alerta para a prevenção da broncoaspiração, especialidade da unidade.

A equipe de fonoaudiologia do Hospital Marieta é formada por três profissionais da área, sendo duas fonoaudiólogas no tratamento de reabilitação com pacientes adultos e uma profissional para o atendimento na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) Neonatal. O foco é a prevenção às complicações respiratórias, como a broncoaspiração, muitas vezes resultante da disfagia, alteração que envolve a dificuldade em deglutir um alimento.

Em grande maioria, as alterações acometem pacientes neurológicos e idosos, porém possuem outros fatores de risco, como a sonolência, o rebaixamento do nível de consciência, as infecções, o câncer e o excesso salivar. “A broncoaspiração é a entrada de qualquer material inapropriado nas vias aéreas. Pode ser alimento, vômito ou saliva”, explica a fonoaudióloga da unidade, Sandra Simone Porcare. A alteração pode causar complicações como a pneumonia aspirativa e problemas respiratórios ao paciente não tratado.

No Hospital Marieta, a fonoaudiologia faz parte da esfera de alta complexidade, onde os pacientes são tratados por profissionais da área e acompanhados por uma equipe multidisciplinar. A prevenção à broncoaspiração ocorre através do diagnóstico precoce da disfagia, realizada pelo fonoaudiólogo. A especialidade do Hospital Marieta reforça a importância da reabilitação assistida e humanizada.

 

Tratamento com mamães e bebês

A fonoaudiologia é necessária até mesmo nos primeiros anos de vida de uma criança. Na hora do aleitamento materno, algumas mulheres sentem a dificuldade do bebê em absorver o leite. “O trabalho do fonoaudiólogo é estimular e coordenar a sucção, a deglutição e a respiração durante a amamentação”, explica Sandra. Na UTI Neonatal, o Hospital Marieta possui uma fonoaudióloga exclusiva para o acompanhamento de mamães e bebês. A unidade ainda oferece o Teste de Orelhinha, triagem auditiva essencial em recém-nascidos.

 

Informações para a imprensa – Oficina das PalavrasFernanda Vieira 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS