quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/11/2016 | 08:15

Quinteto Enraizados lança CD com música autoral instrumental sul-americana em dezembro

Vários países, cidades, linguagens artísticas e estilos musicais. A diversidade sem dúvidas é uma das características marcantes deste projeto musical e do primeiro CD do Quinteto Enraizados. Os Shows de lançamento acontecem dia 02/12, às 20h30min, no Teatro do Sesc Itajaí; dia 11/12,  às 20 horas, no Teatro do Sesc Joinville; e dia 14/12, às 20h30min, no Conservatório Belas Artes em Joinville. Todas as apresentações terão entrada franca.

O grupo é formado por músicos oriundos de diferentes localidades do Brasil e Argentina e que encontraram na cidade Joinville (SC) a base para a realização de suas experimentações musicais. Integram o Quinteto Enraizados os músicos Marcos Archetti (contrabaixo), Edilson Forte (piano), Gledison Zabote (saxofones), Rafael Vieira (bateria) e Gabriel Vieira (violino).

Neste trabalho, que leva o nome do grupo, é possível perceber as influências musicais tanto brasileiras como argentinas mescladas ao jazz. O Quinteto Enraizados desenvolve um repertório formado na sua totalidade por composições próprias. O CD Enraizados, foi realizado com patrocínio do Município e Fundação Cultural de Joinville por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura.

O disco também conta com a participação das vozes de Débora Aline, Felipe Harger e Rafaela Antonioli; Ramon Murcia na zabumba e triângulo; e Marina Arreseygor no violoncelo, onde o grupo demonstra o interesse pela experimentação tímbrica.  De grande importância foi a contribuição da artista plástica irlandesa Roisin Hahessy, que residindo atualmente em Joinville, soube retratar graficamente o espírito do grupo na ilustração de capa do CD. A arte final foi realizada pelo designer londrinense Robson de Oliveira.

Para Marcos Archetti o Quinteto Enraizados simboliza o encontro humano através da arte, uma busca de identidade, mas sem se limitar ao mais próximo e familiar, senão com o claro desejo de transcender fronteiras não só físicas, mas também culturais. Apesar de Enraizados em lugares, costumes e sons que não são aqueles de onde eles vêm, os músicos encontraram uma linguagem própria e comum que se traduz numa proposta artística original. 

Enraizados

O projeto iniciou como um duo formado pelos músicos Marcos Archetti, de La Plata, estado de Buenos Aires - Argentina; e Edilson Forte (Tatu), de Ourinhos, estado de São Paulo - Brasil. Os dois artistas encontraram-se na cidade de Joinville - Santa Catarina, numa busca musical de corações abertos, porém com um sentimento forte das suas culturas musicais. Nessa mistura apareceram composições autorais e releituras de músicas de artistas como: Hermeto Pascoal, Astor Piazzolla, Rubén Rada e Egberto Gismonti, entre outros.

Tratou-se de uma busca que procurou não apenas aprofundar, mas também ampliar a linguagem da música popular de raiz, dentro de uma conversa entre piano e contrabaixo numa interação repleta de situações que iam da musica cuidadosamente arranjada à extrema liberdade e improvisação.

Posteriormente o duo incorporou mais músicos até tornar-se um quinteto. Primeiramente agregou ao grupo o saxofonista Gledison Zabote e logo após o baterista Rafael Vieira (depois da passagem de Mauro Borghezan) e finalmente Gabriel Vieira, no violino. Esta formação permitiu ao grupo encarar um trabalho de arranjos mais elaborados, além de abrir exponencialmente as possibilidades de combinações de timbres e orquestração, sempre dentro da linha original, onde a interação e a improvisação também têm papéis muito importantes.

Atualmente o Quinteto Enraizados desenvolve um repertório formado na sua totalidade por composições próprias.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS