terça, 16 de abril de 2024
Geral
29/11/2016 | 10:47

Família Schurmann está cruzando o Atlântico em direção a Itajaí

Começou a contagem regressiva para a chegada da Família Schurmann a Itajaí. Depois de navegar por mais de dois anos em mares e oceanos do planeta, na Expedição Oriente, os Schurmann irão concluir a viagem de volta ao mundo no dia 10 de dezembro. A chegada será às 15h, na Marina Itajaí.

A tripulação partiu de Itajaí no dia 21 de setembro de 2014 iniciando a Expedição Oriente. Agora, eles estão atravessando a imensidão azul do Oceano Atlântico, entre as costas africana e brasileira, dando início ao retorno para casa. Para o capitão Vilfredo Schurmann, o momento mais marcante, até agora, foi a chegada em Xangai, na China, entrando no maior porto do mundo, onde passam mais de 1 mil embarcações todos os dias. “Histórico! O veleiro Kat foi o primeiro veleiro brasileiro a aportar na China”, comemora Vilfredo. Mas a Expedição Oriente já exigiu muita calma e habilidade da tripulação.

“Logo no início, com ventos de 80 Km/h, tivemos que entrar no porto de Imbituba, em Santa Catarina, devido à pane no sistema hidráulico. Ficamos sem leme para governar a embarcação. Isso ocorreu à noite e improvisamos um leme de emergência com molinetes para dar direção ao veleiro”, exemplifica o capitão. E completa: “a chegada no porto foi tensa pela presença de vários barcos de pesca ancorados, exigindo que a gente desviasse deles com aquele leme improvisado para evitar um choque nas embarcações”.

Na América do Sul e na África, a tripulação do veleiro Kat passou por momentos de extrema atenção. Durante a volta da Antártica (um dos destinos até então inéditos para a Família Schurmann), a 80 milhas do Cabo Horn, ventos de 120 Km/h e ondas de 6 a 8 metros de altura cobriram completamente e por duas vezes o veleiro Kat.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS