sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/11/2016 | 15:38

VII Noite da Cultura Negra terá entrega do Prêmio Simeão e coroação da Mais Bela Negra

No próximo sábado (26), a Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Temáticas (SERIT) realizará a VII Noite da Cultura Negra para encerrar as atividades do mês de novembro alusivas ao dia da Consciência Negra. No evento será feita a entrega do Prêmio Simeão, além da coroação da Mais Bela Negra de Itajaí.

O prêmio Simeão homenageia todos os anos personalidades que contribuem para o fim da discriminação e do preconceito racial. O prêmio também é uma retribuição a personalidades negras que se destacaram ou se destacam em alguma fase da sua vida social, cultural, profissional ou de militância, servindo de referência, estímulo ou exemplo para os demais negros da cidade. A indicação e a escolha dos homenageados é feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí.

Este ano, o homenageado é Osvaldo Cipriano, 51 anos, o Badéco. Filho de Fernando Cipriano e Jandira Cunha Cipriano ele viu na década de 70 uma oportunidade para mudar completamente a sua vida. Morador de uma comunidade carente, aos 9 anos de idade entrou pela primeira vez em uma quadra de tênis para buscar bolas que eram jogadas fora da quadra, o conhecido boleiro. E foi ali, naquele ambiente que ele teve certeza que iria passar o que sabia adiante. Natural de Florianópolis, o professor de tênis escolheu a cidade de Itajaí para dar início ao seu projeto comunitário intitulado Boleiro Nota 10. "O projeto iniciou em 1987 devido à dificuldade do acesso das crianças carentes ao tênis, onde não tem condições de se associar a um clube ou frequentar academias de tênis. Eu sei a importância que esse esporte tem e o quanto mudou a minha vida”, conta Osvaldo.

No começo apenas seis alunos participavam do projeto. Para realizar as aulas, Osvaldo improvisava uma quadra e colocava uma corda no meio para fazer o papel da rede. Ao todo são 28 anos de projeto e mais de seis mil alunos de vários bairros de Itajaí que já passaram pelas aulas do professor, que atualmente leva o nome de “Saque Essa Ideia”. “Com uma raquete e uma bolinha, nós do projeto conseguimos mudar a trajetória de muitas vidas, pois cobramos deles as notas escolares, o comportamento dentro e fora de quadra e o contato com os pais é frequente”, ressalta.

Atualmente o projeto é realizado no Parque Dom Bosco, terça e sexta-feira das 9h às 10h ou das 14h às 15h e no Itamirim Clube de Campo aos sábados das 9h às 12h.

A Noite da Cultura Negra terá como atrações a Bateria Show Imperador e Grupo Amigos do Samba e irá coroar a Mais Bela Negra de Itajaí. No total, dez candidatas estão concorrendo ao posto que visa escolher uma representante da comunidade negra para os festejos da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Além disso, o concurso tem a finalidade de valorizar a beleza e a auto estima da mulher negra.

Saiba quem são as candidatas que concorrem ao titulo de Realeza Negra:

- Shirley Andrade de Carvalho – 20 anos, Auxiliar Administrativo, residente no bairro Cidade Nova

- Gisele Crislaine das Neves – 24 anos, Estudante, residente no bairro Cidade Nova

- Giulyana Rodrigues Silva Pereira – 26 anos, Líder de Produção, residente no bairro Bambuzal

- Gracy Kelli da Silva – 18 anos, Autônoma, residente no bairro da Vila Operária

- Hialle Pereira de Farias – 21 anos, Estudante de Direito, residente no bairro Cordeiros

- Joyce Karine Rodrigues Pereira – 21 anos, Micro Empreendedora Individual – Artesã, residente no bairro Cidade Nova

- Tayná Sabrina Venâncio – 21 anos, Estudante, residente no bairro Dom Bosco

- Thairini da Silva – 24 anos, Auxiliar Administrativa, residente no bairro Cidade Nova

- Vanessa Cristina de Borba – 30 anos, Instrutora de Boxe Olímpico, residente no bairro Fazenda

- Ynaê Pereira da Silva – 18 anos, Estudante, residente no bairro Itaipava

Toda a população está convidada a participar gratuitamente do evento, que inicia às 19h30, no Clube Almirante Barroso.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS