sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/11/2016 | 12:46

Univali firma cooperação com Secretaria de Assuntos Internacionais

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do curso de Relações Internacionais, firmará nesta sexta-feira, dia 18, um termo de cooperação com a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais de Santa Catarina (SAI), com objetivo de desenvolver ações para aproximar e intensificar as relações entre a província chinesa de Fujian, o Estado de Santa Catarina, seus respectivos municípios, empresas, entidades e cidadãos. A assinatura será realizada na Reitoria, às 15h, pelo reitor Mário Cesar dos Santos e o secretário da SAI, Carlos Adauto Virmond Vieira.

A professora Giselda da Silveira Cherem, responsável pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Univali, que coordena o projeto de aproximação com Fujian, explica que a iniciativa começou em 2015, em um trabalho de diplomacia na área pública, com assessoria internacional às Prefeituras da região com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no intuito de apresentar o potencial logístico destas cidades e de Santa Catarina, e possibilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos.

Um grupo de acadêmicos e professores da Univali visitou a província chinesa em 2015 e neste ano, retornou para identificar contatos e consolidar o projeto. “Fujian é uma das maiores e mais desenvolvidas províncias da China. A cooperação entre a Univali e a SAI será fundamental para otimizar esforços, realizar estudos de atração de investimentos e estratégias de potencialização de cooperação institucional e empresarial com Fujian”, opina Giselda.

Características de Fujian

Fujian possui 37.740 milhões de habitantes. A província é estratégica da Rota Marítima da Seda, tem portos de águas profundas e estrutura portuária com 160 linhas de transporte. A localização e logística favorecem a atração de investimento estrangeiro direto, além disso há esforços significativos para internacionalização como cooperação com “Cidades de Amizade”, empresas e universidades, e a Zona de Comércio Livre.

Roteiro de visita e palestra sobre dinâmica da paradiplomacia

Após a assinatura do termo, o secretário executivo Carlos Adauto Virmond Vieira visitará o ERI, no Campus Balneário Camboriú. Em seguida, ele contemplará a exposição “Vamos morar na praia – percursos migratórios em álbuns de família”, sediada na Biblioteca Comunitária do Campus Balneário Camboriú. No período noturno, às 19h, Vieira palestrará sobre a dinâmica da paradiplomacia do Estado, no auditório do bloco D1, no Campus Itajaí. A atividade reunirá principalmente os acadêmicos e professores do curso de Relações Internacionais, mas é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (47) 3261-1356, no Escritório de Relações Internacionais da Univali | (47) 99967-2956, com a  professora Giselda da Silveira Cherem.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS