quinta, 18 de abril de 2024
Geral
14/11/2016 | 16:27

Obra literária para a infância é lançada em Itajaí

“Liz Viu o Mundo” é a primeira obra literária da contadora de história, atriz, professora, escritora e integrante da Academia de Letras do Brasil seccional Itajaí (SC), Caroline Carvalho. Direcionada para a infância, o livro narra o desenvolvimento do bebê dentro do útero materno, após descobrir que poderia espiar o mundo pelo umbigo. A publicação é uma homenagem à sobrinha da escritora, chamada Liz.

​O  evento de lançamento será realizado no sábado, dia 19 de novembro, às 18 horas, no SESC-Itajaí (SC) e contará com coquetel, música ao vivo, contação de história e sessão de autógrafos. A entrada será gratuita. Na ocasião será possível adquirir o livro e autografá-lo.

A obra nasce da relação familiar e do amor. A escrita da obra se deu durante a espera de sua sobrinha, quando Caroline Carvalho foi interrogada pelos seus filhos gêmeos sobre a enorme barriga da tia, que carregava sua prima. Como forma de aguçar o imaginário de seus filhos, a contadora de histórias, brinca com as palavras e esboça a primeira proposta desta história.

A partir de então, diariamente seus filhos a solicitavam que contasse a história da Liz, foi assim que a história tomou forma, sendo contada e recontada para o público interessado. O livro “Liz Viu o Mundo”, nasce do desejo de fomentar a formação do leitor desde a gestação. A obra pretende dialogar com a possibilidade de a história ser narrada desde a barriga, e acompanhar o nascimento e os primeiros anos de muitos bebês.

“Liz Viu o Mundo” é a primeira obra publicada de Caroline Carvalho, que segue escrevendo histórias a partir do que vivencia com seus filhos e com as muitas crianças que a ouvem contar histórias. As experiências podem ser acompanhadas pelas Redes Sociais @VaraldosPassarinhos.

 

Pesquisa

Há 17 anos Caroline Carvalho realiza trabalho voltado para prática de contar histórias e a formação de leitores. Busca relacionar a criança com o livro de forma espontânea. Em sua pesquisa vem verificando constantemente a importância da literatura a ser inserida na vida dos pequenos desde a gestação, como forma de incentivar o desenvolvimento auditivo desde bebê.

“A introdução da literatura infantil na vida do bebê, desde o útero e por toda a sua vida, tende a formá-la como leitora ao mesmo tempo em que possibilita a criança a se familiarizar com a língua materna, a compreender a função social da linguagem e a buscar a comunicação através das palavras”, observa Caroline Carvalho.

 

Esta obra tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. O aporte financeiro é por meio de isenção fiscal da Empresa Unimed.

​Apoio: SESC-Itajaí. ​

A editora responsável: Biruta (SP).


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS