sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/11/2016 | 09:48

Alunas da Univali estão entre os finalistas do Design Camp

As acadêmicas Karine M. A. Scandolara e Isadora Micarla Guercovich, do curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), estão entre os finalistas do 2º SCMC Design Camp. Elas participarão da imersão que permitirá que 32 alunos e profissionais de 16 empresas trabalhem juntos para resolver desafios reais das companhias. O evento será de 1º a 5 de novembro, na Unidade do Senai de Jaraguá do Sul, com atividades abertas ao público.

Os alunos ficarão acampados no espaço, apoiados por um time de professores e com acompanhamento constante dos profissionais das empresas associadas. Divididos em grupos, eles competirão pelos resultados mais inovadores e com maior grau de aplicabilidade. Ao final, um acadêmico será escolhido como vencedor desta edição.

A coordenadora do curso de Design de Moda da Univali, Bianka Cappucci Frisoni, pondera que esta imersão envolve estudantes de todo o Estado, em um processo que fomenta inovação e, além de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, promove a integração de todas as partes envolvidas no mercado de moda e design. “No ano passado, também contamos com representantes da Univali. Participo do grupo de professores que acompanha as etapas do Design Camp e tenho certeza que os ganhos são para todos os envolvidos - acadêmicos, professores, profissionais e empresas”, ressalta.

O processo e a seleção dos finalistas

A preparação para o Design Camp em 2016 foi realizada em duas etapas. Os 90 estudantes selecionados no início do processo participaram de quatro workshops, que abordaram inovação, sustentabilidade, branding e identidade catarina. As atividades ocorreram em fins de semanas entre agosto e outubro e as entregas dos desafios propostos foram usadas como referência para que os 32 finalistas fossem selecionados.

Já os profissionais das empresas associadas passaram por seis módulos de capacitação realizados pela Sputnik, vertical de projetos in company da Perestroika, referência em inovação e criatividade no país. O conteúdo apresentado foi uma versão avançada das temáticas recebidas pelos estudantes.

Agora, estes dois grupos vão se unir com o objetivo de propor soluções para desafios reais das empresas. “Minha expectativa é a melhor possível para estes cinco dias. Mas, confesso que o processo inicial que passamos já valeu muito como aprendizado pessoal e profissional”, afirma a acadêmica Karine.

Plataforma de inovação

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma que promove a inovação por meio da participação de todos os envolvidos no segmento de moda e design: dos presidentes das companhias aos professores e estudantes que se preparam para ingressar no mercado, passando pelos profissionais que já atuam nestas empresas.

Programação aberta ao público

Haverá uma programação destinada ao público interessado em acompanhar e absorver conhecimento durante o Design Camp. Nos dias 2, 3 e 4, workshops e palestras serão ministrados por profissionais renomados de design e inovação, no espaço. Já no dia 5, ocorre a Feirinha Catarina, que reúne arte, moda, design, gastronomia e música catarinenses no espaço, também com participação aberta ao público.

A programação completa do Design Camp está disponível em www.scmc.com.br.

Mais informações: (47) 3261-1235, na coordenação do curso de Design de Moda da Univali | (47) 9613-9311, com a professora Bianka Cappucci Frisoni, (47) 9656-3912, com a acadêmica Karine M. A. Scandolara.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS