quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/11/2016 | 09:38

Estudante do CAU vence Olimpíada Brasileira de Informática

Luiza Volpato Barbosa, aluna do 9º ano do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) de Itajaí, foi uma das vencedoras da 18ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na modalidade iniciação, nível 2, que envolveu alunos de oitavos e nonos anos de todo o país.

O convite para participar da competição foi realizado por Melissa Samanta Holetz, professora de Matemática do CAU. Ela explica que a preparação ocorreu principalmente nas aulas de Laboratório de Matemática, no contraturno escolar: “No Laboratório resolvemos, pelo menos uma vez ao mês, listas de exercícios de lógica, que ajudam os alunos a desenvolverem o raciocínio-lógico, trabalhar com a interpretação e com a elaboração de estratégias para resolver problemas diversos”, comenta.

As provas da OBI foram feitas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No CAU, os testes foram aplicados e corrigidos pela professora Melissa, em duas etapas eliminatórias, em tempo pré-determinado e correção estabelecida de acordo com o gabarito fornecido pela Unicamp. Os principais critérios analisados durante as provas foram: rapidez no raciocínio, interpretação e resolução de problemas lógicos-matemáticos.

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia, por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A Olimpíada foi organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp.

“Estamos muito orgulhosos e desejamos que a Luiza seja exemplo e referência a outros estudantes. Esta foi a primeira vez que um grupo de alunos do CAU participou da OBI e já na primeira participação, tivemos uma aluna premiada. Os jovens precisam acreditar e investir no seu potencial”, pondera Arlete Steil Kumm, diretora do CAU.

Premiação

Luiza receberá a medalha de ouro e, assim como os demais primeiros colocados das modalidades Iniciação e Programação, será convidada para uma semana de cursos no Instituto de Computação da Unicamp.

O quadro completo de alunos premiados na competição está disponível em http://olimpiada.ic.unicamp.br.

Mais informações: (47) 3341-7546, na direção do CAU de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS