quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/10/2016 | 15:19

Volvo Ocean Race promove mudanças na função de repórter a bordo

A Volvo Ocean Race começa repaginar o conceito do repórter a bordo para a edição 2017-18, que terá início em outubro do ano que vem. A organização terá um esquadrão de jornalistas multimídia disponível para toda a flotilha ao contrário da temporada passada onde os OBR (sigla em inglês da função) eram exclusivos das equipes.

Os profissionais de mídia serão mais flexíveis e a decisão será feita etapa por etapa. “Queremos ter mais de um estilo de OBR para as equipes. Eles serão treinados para esse papel. Queremos fazer igual a  um repórter de guerra cobrindo o conflito na linha de frente”, disse o CEO da Volvo Ocean Race, Mark Turner.

"Ter repórteres dedicados a bordo nos barcos inseridos na ação foi um passo inovador quando foi introduzido pela primeira vez na edição de 2008-09. Agora é hora de evoluir. Seu único trabalho será contar a história da equipe de maneira mais precisa. Acho que só compartilhamos até agora 5% do que se passa a bordo. A ideia é chegar a 15%. Queremos passar a informação mais rapidamente possível, sem deixar de ter equilíbrio".

De acordo com o chefe de TV da Volvo Ocean Race, Leon Sefton, a mudança é fundamental na forma como esse conteúdo é colhido a bordo. "Os OBR não serão capazes de criar vínculo de longo prazo com suas equipes. Poderíamos perder oportunidades de contar histórias interessantes com esse tipo de relacionamento. Rodando os profissionais acreditamos que eles possam fazer realmente o papel do jornalista”.

O processo de treinamento dos OBR já foi iniciado pela Volvo Ocean Race. O grupo foi fechado em setembro após análise dos currículos. Profissionais de 126 países mandaram seus currículos, incluindo repórteres de guerra, aventura, documentaristas e outros mais.

Os barcos Volvo Ocean 65 têm equipamentos de alto nível para gerar e transmitir conteúdo dos pontos mais distantes do oceano via-satélite fornecidos pela Cobham SATCOM e Inmarsat.

Os veleiros estão sendo readequados para a próxima edição no estaleiro naval da regata em Lisboa, Portugal. Todos os barcos vão ter mais dois novos ângulos de câmera fixa, levando o total para seis posições de imagens. Cada OBR terá acesso adicional à câmeras de visão noturna e de ação, enquanto os drones e as máquinas para gerar imagem em 360 graus também serão usados.

“Nós fomos os primeiros a usar drones nos oceanos para gerar conteúdo na edição 2014-15. Além disso, inovamos ao colocar imagens em 360 graus diretamente dos oceanos e transmitimos ao vivo a sondagem do Cabo Horn. Vamos continuar a inovar” disse Sefton.

Foto: Yann Riou / Dongfeng Race Team / Volvo Ocean Race


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS