sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/10/2016 | 14:38

Sesc realiza Aldeia Palco Giratório em Itajaí

No dia 20/10 (quinta-feira), às 20h30, será apresentado o espetáculo “Cena Morta”, da Persona Cia de Teatro, de Florianópolis. A montagem conta a história de Daiana, uma atriz jovem e inexperiente, emocionalmente afetada por um episódio trágico, que decide mudar de cidade e buscar oportunidades para uma nova vida. Ela é recebida e amparada por Julia, que também é atriz, mas tem mais experiência e conhece melhor o meio artístico. Nesse universo artístico, conhece outra personagem, a famosa e misteriosa Luiza Fontenelle, atriz frustrada com bajulação e frivolidades. Na sequencia da noite, a Cia Experimentus Teatrais, de Itajaí, apresenta “Contos Notívagos”, às 22h e no dia seguinte, 21/10, às 22h. Na peça, encenada com bonecos, um locutor de rádio conta em seu programa das madrugadas histórias de realismo fantástico.

Essas duas peças fazem parte do projeto Aldeia Palco Giratório em Itajaí, que de 14 a 30 de outubro, traz à Itajaí uma ampla programação cultural gratuita. Realizadas em mais de 40 cidades em todo o país, as aldeias são mostras locais de arte e cultura visitadas por espetáculos que compõem a circulação nacional do Palco Giratório - Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, projeto consolidado no cenário cultural brasileiro.

O evento traz 13 espetáculos de teatro e música, bate-papo, oficina, mostra de cinema e exposição de fotografias. O objetivo é promover e incentivar as manifestações artísticas das regiões e fazer um intercâmbio entre artistas e cultura, fomentando a troca de experiências.  A programação acontece no Sesc em Itajaí, na Rua Almirante Tamandaré, 259, no Centro da cidade. Os ingressos gratuitos são distribuídos 1 hora antes e o espaço está sujeito à lotação. A oficina está com inscrições abertas no espaço Relacionamento com Cientes do Sesc.

Da circulação nacional do Palco Giratório, Itajaí recebe a Cia. Stravaganza, de Porto Alegre (RS), que apresenta o espetáculo “Pequenas Violências – Silenciosas e Cotidianas”, no dia 26/10, às 20h30. A história é contada a partir de um atropelamento sem vítimas fatais. Através do olhar de diferentes testemunhas desse acidente, a trama evolui e revela algo terrível por trás desse acontecimento. Realizada inteiramente com a luz de lanternas manipuladas pelos próprios atores, a montagem recebeu prêmios de encenação, dramaturgia e atuação. O grupo ministra oficina no dia 27/10, às 10h, com o tema “O ator em jogo” – uma introdução à poética da cena teatral desenvolvida pela Cia. Stravaganza em seus 27 anos de atividades. Também no dia 27, às 19h, junto com a Cia Téspis, de Itajaí, participa de uma conversa sobre processos de criação e poéticas dos grupos.

O Teatro Sesc também recebe programação voltada ao público infantil. “El Gran Circo-Teatro de Luvas”, teatro de animação da Cia Mútua, no dia 22/10, às 14h e 16h30; “Para Contar Estrelas”, do Grupo de Teatro Cirandela, de Criciúma, no dia 23/10, às 14h e 16h30; a contação de histórias “Gente de Palavra”, da Cia Nuvem de Teatro, no dia 24/10, às 9h e 14h; e “Vem ver nosso boi brincar”, uma homenagem ao cantador Arnoldo Cueca, um brincante de boi de mamão que, por mais de 40 anos, marcou a cultura popular em Itajaí espalhando-a pelo Brasil, no dia 24/10, às 10h30 e 15h30.

O encerramento da Aldeia Palco Giratório no dia 30/10 (domingo), às 20h, no Teatro Sesc, será com a Orquestra de percussão de Itajaí - “Ritmos do Mundo”. O espetáculo apresenta 11 composições para percussão, executadas por um time de oito integrantes que utilizam uma instrumentação variada, incluindo percussão vocal a surdos e alfaias, todos orquestrados de modo a reproduzir ritmos tão distintos quanto o samba reggae, o baião, o samba, o festejo peruano, entre outros.

CINEMA E ARTES VISUAIS

Na programação de cinema durante a Aldeia, o Sesc promove a Mostra de Cinema Akira Kurosawa, de 15 a 19 de outubro, com sessões gratuitas às 19h, no Teatro da Unidade. Serão exibidas obras relevantes da trajetória do cineasta japonês, considerado um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema. Com uma carreira de 50 anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes e ganhou diversos prêmios, entre eles uma Palma de Ouro em Cannes, com "Kagemusha, a Sombra de um Samurai", em 1980, e um Oscar em 1990 pelo conjunto da obra, que influenciou uma grande geração de diretores do mundo todo.

Também estará aberta para visitação, na Galeria de Artes do Sesc em Itajaí, a exposição “Expedição Natureza Tocantins”,de Zé Paiva. A mostra é composta por uma seleção de fotografias de paisagens tocantinenses, registradas por terra, ar e água, em 2011 e 2012. Zé Paiva documentou a beleza e a diversidade de unidades de conservação, como o Parque Nacional do Araguaia, Parque Estadual do Jalapão, Estação Ecológica da Serra Geral, entre outros destinos pouco conhecidos da maioria dos brasileiros. Ele viajou por 62 dias e percorreu os 277.620 km² do estado, fotografando peculiaridades cênicas e ecológicas. Como resultado, produziu mais de dez mil imagens, 156 publicadas em livro homônimo (FM Editorial), com curadoria de Rosely Nakagawa. Uma média de 30 destas fotografias integra a exposição.

Mais informações: Sesc em Itajaí (47)3249-3850

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA ALDEIA PALCO GIRATÓRIO SESC EM ITAJAÍ

Espetáculos de Teatro e Música

20/10 (qui), às 20h30, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo “Cena Morta”, com Persona Cia de Teatro (Florianópolis/SC)

Sinopse: Daiana é uma atriz jovem e inexperiente. Emocionalmente afetada por um episódio trágico, ela decide mudar de cidade e buscar oportunidades para uma nova vida. Ela é recebida e amparada por Julia, que também é atriz, mas tem mais experiência e conhece melhor o meio artístico. Em meio aos desafios desta relação e às dificuldades do mundo da arte,conhecemos outra personagem: a famosa e misteriosa Luiza Fontenelle, uma atriz frustrada com a bajulação e a superficialidade do meio artístico em que vive.

Indicação etária: 12 anos

20/10 (qui), às 22h e 21/10 (sex), às 22h, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo “Contos Notívagos”, da Cia Experimentus Teatrais (Itajaí/SC),

Sinopse: Sozinho em uma rádio um locutor faz seu programa de todas as madrugadas: Contos Notívagos, “um programa para os que estão sós, para os que não conseguem dormir”. Nesse programa ele conta histórias de realismo fantástico, noite após noite, madrugada adentro, sempre com a desconfiança de que ninguém o está ouvindo.

Indicação etária: 14 anos

21/10 (qui), às 20h30, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo “Despertencimento”, da Cia Andante (Canelinha/SC),

Sinopse: Duas pessoas que andam de lugar em lugar levando consigo seus objetos revestidos de afetos e carregados de memórias, pela simples necessidade de lembrarem suas identidades: de onde vieram, quem são, o que buscam... Delicadamente, eles tocam na saudade, que é deles, mas que também é do publico. Escavam, memórias de si próprios e oferecem aos espectadores por meio de objetos remanescentes de suas trajetórias pessoais , que ganham vida própria e se misturam com as do espectador - as que ainda estão guardadas e as que já se perderam.

Indicação etária: 12 anos

22/10 (sáb), às 14h e 16h30, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo “El Gran Circo-Teatro de Luvas”, Cia Mútua (Itajaí/SC)

Sinopse: Respeitável público, El Gran Circo-Teatro de Luvas acaba de chegar a sua cidade para mais uma temporada de apresentações. Drama, comédia, suspense e tudo mais o que um Circo-Teatro Internacional pode proporcionar a você e a toda a sua família! Espetáculo de teatro de animação concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla, utilizando a linguagem do boneco de luva, para contextualizar um tradicional circo-teatro, onde apenas dois artistas interpretam todos os papéis.
Indicação etária: livre

22/10 (sáb), às 20h30, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo “Apto 401”, Grupo Porto Cênico (Itajaí/SC)

Sinopse: Festa de aniversário é um espetáculo em si mesmo, um evento-soluço no cotidiano. No “Apto 401” haverá chapeuzinhos, bolo, bebidas, língua de sogra... Ela assoprará as velas. Venha, você é a convidada. Venha, você é o convidado. Duração aproximada: 1 hora.

Indicação etária: 16 anos.

       

23/10 (dom), às 14h e 16h30, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo “Para Contar Estrelas”, Grupo de Teatro Cirandela (Criciúma/SC)

Sinopse: Os "Guardadores de Tempo", dois seres atemporais e imaginários, viajam pelo universo em busca de capturar todos os tipos de tempo. Em cada lugar que aportam, o procedimento padrão ditado pelo seu patrão, o relógio, é realizado e assim um novo tempo é capturado. Hoje eles estão aqui, atrás de um tempo ainda desconhecido para eles, um tempo aqui e agora. Será que o procedimento padrão de hoje será realizado com sucesso? Será que o mundo ainda tem tempo para ser guardado? Ainda se encontra um tempo livre “Para contar estrelas”?

Indicação etária: Livre

 

24/10 (seg), às 9h e 14h, Teatro Sesc Itajaí: Contação de Histórias  “Gente de Palavra”, Cia Nuvem de Teatro (Itajaí/ SC)

Sinopse: No vilarejo de Arremedo ninguém sabe ler. Sempre foi assim, assim que é! Mas o menino Zuza desejou mudar. E desejou tanto, que coisas mágicas começaram a acontecer por lá. E mágica a gente não explica, a gente aproveita.

Indicação etária: livre

25/10 (ter), às 20h30, no Teatro do Sesc Itajaí: Espetáculo “Meteoros”, da Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC)

Sinopse: Duas personagens que repetem um discurso dado por outros. Duas pessoas que são portadoras de um ofício terrível. Morrer e matar. Matar ou morrer. Dois “objetos” luminosos cruzam o palco. Sem ter muitas informações sobre suas naturezas, assistimos a suas passagens fugazes e aparentemente sem sentido. Dois fenômenos que podem apresentar várias cores, que são dependentes de suas velocidades e composições. Rastros, que podem ser designados por persistentes, se tiverem duração apreciável no tempo. E podem apresentar também registro de sons. Um meteoro é também por vezes designado de «estrela cadente.
Indicação etária: 14 anos

26/10 (qua), às 20h30, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo da circulação nacional do Palco Giratório “Pequenas Violências – Silenciosas e Cotidianas ”, Cia. Teatro Stravaganza (Porto Alegre/RS)

Sinopse: Um atropelamento sem vítimas fatais. A partir do olhar de diferentes testemunhas, a trama revela algo terrível por trás desse acontecimento “banal”. Realizada inteiramente com a luz de lanternas manipuladas pelos próprios atores, a montagem recebeu prêmios de encenação, dramaturgia e atuação.
Indicação etária: 14 anos

 

27/10 (qui), às 10h, na Sala de dança Teatro Sesc Itajaí: Oficina “O ator em jogo”, com Cia. Stravaganza

Sinopse: Ministrante: Adriane Mottola. Uma introdução à poética da cena teatral desenvolvida pela Cia. Stravaganza em seus 27 anos de atividades. A construção da cena se faz através do jogo do ator. E, evitando qualquer psicologismo, o treinamento se dá através de jogos estilizados como o das máscaras, da commedia dell'arte e do clown. A ênfase é no cômico. Há uma relação direta entre ator e espectador. Uma aproximação através da fantasia, imaginação, lirismo, absurdo, nonsense e do sentido de improvisação (elemento lúdico fundamental para a construção de energias eternamente em movimento entre ator-palco-plateia).

Indicação etária: a partir de 15 anos

27/10 (qui), às 19h, no Teatro Sesc Itajaí:  Intercâmbio Cia. Stravaganza e Cia Téspis

 Sinopse: Uma conversa sobre processos de criação e poéticas dos grupos Cia Stravaganza(Porto Alegre / RS) e Cia Téspis (Itajaí / SC).

Indicação etária: livre


27/10 (qui), às 20h30, no Teatro Sesc Itajaí: Ere

Sinopse: Grupo musical com inspiração afrobrasileira, com enfoque na percussão e composições próprias.

Indicação etária: livre

28/10 (sex), às 20h30, no Teatro Sesc Itajaí: Show com Jéf

Sinopse: Jéf venceu o concurso Breakout Brasil do Canal Sony, superando 7000 concorrentes. É um reality musical, onde os participantes ficam confinados num hotel em São Paulo, sem contato externo e só saíam pro estúdio gravar o programa. Ele e banda ficaram as 8 semanas no ar. O Prêmio foi um contrato com a gravadora Sony Music e lançamento do CD “Interior”, que está sendo muito bem recebido. Foi apontado por vários sites especializados em música, entre os 10 lançamentos mais importantes de 2015. Seu primeiro álbum, Leve, foi lançado de forma independente em 2014.

Indicação etária: livre

29/10 (sáb), às 20h30, no Teatro Sesc Itajaí: Show com Grupo Cultural Tarrafa Elétrica

Sinopse: Com poesias, contos e lendas, o Grupo Cultural Tarrafa Elétrica é o legítimo representante da cultura peixeira na região. Já no nome, a banda mostra a que veio: Tarrafa, que remete à raiz de nossa cultura praieira, do toque folclórico e do batuque, e o Elétrica, porque remete ao contemporâneo, servindo de contraponto ao analógico dessa mesma cultura.             

 30/10 (dom), às 20h30, no Teatro Sesc Itajaí: Orquestra de percussão de Itajaí - “Ritmos do Mundo” 

Sinopse: Uma nova experiência em termos de grupos de percussão. O espetáculo tem cerca de 1h10 de duração e apresenta 11 composições para percussão, executadas por um time de oito integrantes que utilizam uma instrumentação variada, incluindo percussão vocal a surdos e alfaias, todos orquestrados de modo a reproduzir ritmos tão distintos quanto o samba reggae, o baião, o samba, o festejo peruano, entre outros. Todas as composições do espetáculo são inéditas e executadas apenas com instrumentos percussivos, complementadas com elementos cênicos, efeitos especiais e coreografias. O grupo apresenta um repertório que transforma a percussão, elemento tão forte e presente de nossa cultura, no astro principal do espetáculo, associando cor e movimento a ritmos provenientes de diversas vertentes, aproveitando ainda a variedade de instrumentos usados na música popular e folclórica brasileira.

Indicação etária: livre


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS