quinta, 18 de abril de 2024
Geral
03/10/2016 | 16:53

Outubro será um dos meses mais chuvosos em Santa Catarina

A primeira segunda-feira de outubro começou com chuva no Litoral Norte de Estado. Durante a tarde o sol pode aparecer entre nuvens, mas à noite a chuva volta a aparecer de forma isolada na região. A mínima fica em torno de 16°C e máxima de 25°C.

Desta segunda-feira (03) até quinta-feira (06), o tempo permanecerá com predomínio de nebulosidade, mas com alguns períodos de sol e condições de chuva a qualquer momento. Já para sexta-feira (07) e fim de semana, a nebulosidade diminui e haverá alguns períodos de sol com chance de chuva isolada. Os totais de chuva variam de 30 a 140 mm. As temperaturas mínimas ficarão entre 15 e 17°C e máximas entre 22 e 24°C. No domingo (09), a máxima será superior aos 26°C.

A semana terá ventos variáveis com intensidade entre fraca à moderada com rajadas de até 45 km/h. Nas praias, as ondas ficam de nordeste e leste na segunda e terça-feira com até 1,5 metros. Na quarta-feira (05) ondas de leste e na quinta-feira a ondulação mudará para sudeste com 1,5 metros e ficará assim até o fim de semana.

Previsão para o trimestre

A previsão aponta chuva próxima abaixo da média nos meses de outubro, novembro e dezembro em Santa Catarina. Neste período, haverá também períodos de estiagem.

O mês de outubro é considerado o mês mais chuvoso no Estado. Espera-se para este mês o valor médio de entre 200 e 280mm no Oeste e Meio Oeste, mais que o dobro em relação aos meses de inverno. Do Planalto ao Litoral a média mensal varia de 140 a 200 mm. Já a temperatura segue abaixo do normal, especialmente do Planalto e Litoral, por influência de massas de ar frio que chegam ao Sul do Brasil, e é possível à ocorrência de geada fraca, no Planalto Sul. Ainda neste mês, a atuação de massas de ar seco favorecem dias com temperatura mais baixa no inicio do dia e elevada à tarde.

Em novembro, a chuva diminui e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. É neste mês que a temperatura fica elevada com aproximação do verão.
No mês de Dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante este trimestre, os ciclones extratropicais, mais frequentes em outubro, ocorrem também em novembro e dezembro, intensificando o vento no litoral e deixando o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Outra característica do trimestre é a formação de nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.
A Defesa Civil alerta para os eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, que podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Fonte: EpagriCiram/LabClima


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS