quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/09/2016 | 17:28

Itajaí promove Semana de Mobilização Social pela Educação 2016

A Semana Municipal do Movimento Social pela Educação de Itajaí iniciou nesta segunda-feira (19) na cidade. O evento tem como objetivo principal abordar a importância do acompanhamento dos pais na vida escolar do filho. A iniciativa é promovida pelo Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO), com a Secretaria Municipal de Educação, através do Programa de Gestão Compartilhada da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas. Todas as Unidades de Ensino da Rede Municipal de Ensino estão engajadas nesta semana na interação entre família e escola. Cada Unidade de Ensino estará realizando juntamente com seu Mobilizador Social pela Educação, uma ação planejada para mobilizar a comunidade escolar e local sobre o Movimento Social pela Educação de Itajaí.

A Mobilização Social pela Educação é o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho de mobilização das famílias e comunidades pela melhoria da qualidade da educação e pela garantia do direito de aprender a todos os brasileiros. Em Itajaí, foi criado o Programa Educação em Família para propagar e efetivar o Movimento Social pela Educação, através da criação do CIFESO. O Comitê teve a missão de elaborar o plano local além de executá-lo. Itajaí é uma das únicas cidades com País com o projeto tão bem desenvolvido.

“É importante enfatizar que o IDEB também é resultado do envolvimento da família na vida escolar dos seus filhos. Que é provado cientificamente que as melhores escolas têm o envolvimento da família no processo ensino aprendizagem”, afirma o diretor de Educação Integral e Ações Educativas, professor Wladimir Roslindo. “Este resultado também é graças ao trabalho de excelência dos professores, especialistas e profissionais da educação”, completa.

“É importante que os pais acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Porque boa educação se realiza com bons exemplos. Queremos que a conversa vire rotina. Pais e escola precisam conversar e juntos tomarem decisões para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos-alunos”, ressalta o Secretário de Educação de Itajaí, professor Edison d’Ávila.

O Movimento Social pela Educação tem o objetivo de prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes no Brasil. O programa incentiva a discussão e o debate junto aos sistemas de ensino para que definam um fluxo de notificação e encaminhamento. O objetivo geral desta ação é mobilizar as diferentes representações da sociedade e fortalecer a interação entre família, escola e sociedade organizada de cidadãos responsáveis pela construção de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS