sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/09/2016 | 10:16

Aluno da Univali cria projeto de banheiro público para praias de BC

Artur Guilherme Bernardoni, aluno do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), desenvolveu o projeto de um banheiro público modular para as praias de Balneário Camboriú. A proposta possui linguagem contemporânea, baseada em questões de sustentabilidade e racionalização da construção, e está entre as finalistas do 21º Concurso Estudos Deca.

Para o acadêmico, o grande diferencial do projeto é a edificação modular e industrializada, que pode ser expandida ou reduzida de acordo com a demanda. A proposta nasceu no Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) do curso da Univali. Havia duas possibilidades de categoria para concorrer ao concurso estudantil: banheiro público para praia e banheiro para mercado público. “Optei pelo banheiro público para praia, por identificar a necessidade e pelo potencial que oferece. Pode-se trabalhar com diferentes configurações para atender a variação da demanda, nas baixas e altas temporadas”, explica o aluno.

A intenção é apresentar ao órgão público responsável para análise de viabilidade. O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, orientador do projeto e responsável pelo NCPro, Eduardo Baptista Lopes, defende a realização de concursos para o desenvolvimento de projetos de espaços públicos. “No Brasil, a maioria das edificações públicas são feitas através de licitações comuns ou de contratação direta de escritórios. Uma maneira nada democrática para se pensar o rumo de uma cidade”, alerta.

Lopes ressalta que há uma recomendação de 1978 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), endossada no Brasil pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que sugere que o processo de licitação para o desenvolvimento de projetos de caráter público seja por meio de concursos. “Desta forma, a escolha é pelo melhor projeto, não apenas o com menor preço, fundamentado na avaliação de representações técnicas e da própria sociedade”, opina o docente.

Apresentação ao júri

No dia 14 de setembro (quarta-feira), Artur G. Bernardoni apresentará o projeto ao júri formado por renomados profissionais de mercado, em São Paulo (SP). No dia 5 de outubro, o acadêmico e o orientador participarão da cerimônia de divulgação dos resultados e entrega dos prêmios, que ocorrerá no Espaço de Design Deca, também na capital paulista.

O Núcleo de Concursos de Projeto da Univali

O NCPro tem como objetivo apresentar aos alunos este formato de licitação. É uma área nova, mas que já contou com participações em concursos nacionais e internacionais. O núcleo permite o aprendizado amplo do acadêmico, pois envolve áreas de conhecimento, como: arquitetura, urbanismo, paisagismo, conforto, estrutura, sustentabilidade e tecnologia da construção.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS