quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/09/2016 | 15:04

Chuva retorna a Santa Catarina nesta segunda-feira, mantendo estado de atenção para deslizamento de terra

A semana começou com sol em Santa Catarina, mas as nuvens aumentam ao longo do dia e a chuva retorna ao Estado. A precipitação deve começar pelo Oeste e se estender às demais regiões entre a tarde e a noite, podendo ser mais intensa do Planalto ao Litoral no período noturno. A temperatura estará em elevação na maioria das regiões, e ainda mais alta no Litoral.

Conforme a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, no decorrer da terça-feira o sol volta a aparecer em boa parte do Estado e a temperatura declina com a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar. Conforme a meteorologista Gilsânia Cruz, o frio deve ser mais intenso na terça e quarta-feira. Na Serra, é esperada temperatura próxima de zero e até negativa. Na Serra e Oeste, há condição de geada. A partir da sexta-feira, as temperaturas já estarão mais elevadas. 

A região da Serra e do Litoral permanecem em atenção para o risco de deslizamentos de terra, devido aos acumulados de chuva ocorridos no final de semana e à previsão para esta segunda e terça-feira.

Chuvas no fim de semana

As chuvas registradas no sábado e domingo causaram deslizamentos de terra sem gravidade e ruas alagadas em alguns municípios de Santa Catarina. A precipitação dos dois últimos dias foi equivalente ao esperado para o mês inteiro em algumas regiões. O Litoral, especialmente, totalizou mais de 100mm.

As chuvas estiveram associadas a um sistema de baixa pressão que deu origem a uma frente fria, acompanhada da atuação da corrente de jato subtropical.

No domingo, o acesso à ponte antiga de Laguna foi obstruído totalmente. O trânsito na Ponte Anita Garibaldi, entre os municípios de Pescaria Brava e Laguna, continuou fluindo normalmente. 

O gerente de Operações e Assistência da Diretoria de Respostas aos Desastres da Secretaria da Defesa Civil, Alexandre Sampaio, chama a atenção para o retorno das chuvas nesta segunda-feira, que podem provocar diversos danos. “O solo já encharcado e previsão de mais chuva pode agravar a situação. Então pedimos para as pessoas acompanharem as informações disponibilizadas no site da Defesa Civil. E qualquer problema deve ser informado à Defesa Civil municipal pelo 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193”, informou.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS