terça, 16 de abril de 2024
Geral
25/08/2016 | 17:02

Pesquisa avalia imagem turística de Balneário Camboriú

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizou um estudo para avaliar a imagem da cidade de Balneário Camboriú (SC), na perspectiva do turista. O trabalho foi escolhido como melhor artigo científico no Internacional Tourism Studies Association (ITSA) Biennial Conference, entre os dias 17 e 19 de agosto, na Universidade de Greenwich, em Londres (Inglaterra).

O evento reuniu os melhores pesquisadores do mundo na área de turismo. O estudo premiado foi desenvolvimento pelo professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali, Francisco Antonio dos Anjos, junto com Melise de Lima Pereira, aluna do doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali, e Florença Fiedler Pichler Von Tennenberg, acadêmica da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Univali.

A pesquisa realizou-se por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), em que a acadêmica da graduação é bolsista; a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja a doutoranda é bolsista; e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde o professor é pesquisador e também bolsista.

Com abordagem quantitativa, a pesquisa utilizou uma amostra de 425 turistas, que responderam às questões durante a temporada de verão 2015/2016, no município pesquisado. Foram avaliadas as relações existentes entre os componentes da imagem e a influência destes componentes na formação da imagem global e escolha do destino do turista.

O estudo completo será publicado na próxima edição da International Journal of tourism Cities, publicação periódica da ITSA e uma das principais revistas cientificas da área, vinculada a Emerald Group.

Principais fatores que impactam na imagem de BC

Os resultados apontam que a imagem de Balneário Camboriú pode ser avaliada por meio de seis fatores principais: relação custo/ benefício; atratividade; mobilidade; acolhimento seguro, lazer e entretenimento e escapismo – tendência para fugir da realidade ou rotina. A relação custo/ benefício e o escapismo aparecem com maior destaque na pesquisa.

Ferramenta gerencial para diferencial competitivo

Segundo o professor Francisco dos Anjos, a pesquisa poderá servir como ferramenta gerencial para os gestores públicos e privados, para trabalharem o posicionamento do município enquanto destino turístico.  “O estudo reúne informações base para o desenvolvimento de ações que utilizem a imagem turística como uma estratégia de diferenciação entre os destinos concorrentes, aumentado assim a competitividade de Balneário Camboriú e a efetividade das ações de marketing e propaganda da cidade”, afirma o pesquisador.

Além disso, o estudo contribui para adequação do instrumento de avaliação da imagem do destino turístico litorâneo, que vem sendo desenvolvido pelos autores no grupo de Pesquisa de Planejamento e Gestão dos Destinos Turísticos (PLAGET) do Programa de Pós-Graduação da Univali.

Mais informações: (47) 3261-1315, na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali, (47) 9985-6547, com professor Francisco Antonio dos Anjos.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS