sexta, 29 de março de 2024
Política
05/08/2016 | 16:06

GRANDE DIA: partidos fazem convenções para definir candidatos e coligações em Itajaí

Nesta sexta-feira, até a meia-noite, Itajaí ficará sabendo quem são os outros candidatos a prefeito, já que três nomes já foram confirmados em convenções: Anna Carolina (PSDB),  Volnei Morastoni (PMDB) e João Paulo Bastos Gama (PP). Destes, apenas o PSDB tem definido oficialmente o candidato a vice-prefeito, Maurílio Moraes, escolhido em convenção realizada na noite de quarta-feira.

PP e PMDB partidos considerados de expressão e que tiveram muita influência nas eleições passadas, seja com candidatos ou em coligações, ainda não definiram nomes de vice-prefeito, que podem sair das alianças. Em último caso, alguns partidos podem, até mesmo, lançar candidatos próprios.

Informações que correm nos bastidores da política itajaiense dão como certa a coligação entre PMDB, PDT, PPS, PV e PEN. As conversas estão muito intensificadas para essa coligação e a única coisa que não está definida, segundo fontes do PMDB, é quem será o vice de Volnei Morastoni: Níkolas Reis ou Marcelo Sodré, do PDT, ou quem sabe a conselheira tutelar Anadir Terezinha Schneider, do PEN.

Outras informações também dão conta de que o PP terá o PDT como aliado e Níkolas como vice de João Paulo. Os dois lados, PMDB e PP disputam a "ferro e fogo" a coligação com o PDT, especialmente após o PR ter se unido ao PSDB.

Entretanto, a questão da coligação do PDT com o PMDB envolve o nome do ex-vereador Níkolas que, segundo fontes, não quer ser vice de Volnei Morastoni, preferindo sair candidato a vereador. Não haveria, por outro lado, qualquer objeção de Níkolas em ser vice de João Paulo.

O PT, que vinha esquecido, passou a semana toda em disputas internas. A discussão principal era se a sigla fecharia com o PP, seu rival histórico, se lançaria candidato próprio, ou apenas uma lista de pré-candidatos a vereador. Nesta sexta-feira ficou definido que o professor e ex-vereador João Vequi será apresentado na convenção do partido como pré-candidato a prefeito.

Segundo analistas políticos, Itajaí nunca teve uma eleição para prefeito tão complicada, tão indecisa com relação a candidatos a prefeito ou vice. Nos últimos 20, 30 anos, as eleições municipais tiveram poucos protagonistas, que praticamente "espantavam" a concorrência, monopolizando a campanha. Foi assim com Arnaldo Schimitt Júnior, João Macagnan, Volnei Morastoni e Jandir Bellini.

De lá para cá nenhuma liderança nova surgiu ou conseguiu se sobressair ao ponto de ter o seu nome crivado como possível vencedor da disputa.

Então, até a meia-noite, tudo é possível!


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS