quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/08/2016 | 18:08

Tome cuidado: vírus Influenza já matou 93 pessoas em Santa Catarina

A diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Santa Catarina informou hoje, quarta-feira, que foram confirmados 683 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza este ano em Santa Catarina.

Desses, 672 foram pelo vírus influenza A (H1N1). Dois casos de influenza A estão aguardando subtipagem e nove foram confirmados pelo vírus Influenza B. As mortes por gripe chegaram a 93, sendo 91 pelo vírus influenza A (H1N1) e duas pelo influenza B.

Em relação ao boletim anterior, divulgado no último dia 21 de julho, foram 23 casos a mais de SRAG hospitalizados por influenza confirmados no Estado, além de seis óbitos registrados, um em cada um dos seguintes municípios: Araquari, Canelinha, Joinville, Tijucas, Tubarão e Xanxerê.

Os dados indicam que nesse ano ocorreu um comportamento atípico do vírus influenza com aumento do número de hospitalizações e casos graves por gripe entre os meses de março e maio. Nos anos anteriores, esse aumento ocorria entre maio e agosto.

De acordo com Eduardo Macário, diretor da Vigilância Epidemiológica, com a constatação de que o vírus influenza está circulando por todo o Estado, existe o risco de um aumento na ocorrência de casos graves e hospitalizações por gripe nas próximas semanas, já que Santa Catarina está passando por um período de baixas temperaturas.

“Por isso, continuamos reforçando o alerta para todos os serviços de saúde frente à conduta adequada a casos de gripe, bem como para que a população se proteja tomando atitudes positivas de prevenção, como a etiqueta da tosse e a lavagem das mãos, além de procurar os serviços de saúde caso apresente sintomas de gripe, preferencialmente nas primeiras 48 horas a partir do início dos sintomas”, destacou.

Prevenção nas escolas

Com as baixas temperaturas, o momento de volta às aulas exige cuidados redobrados para evitar transmissão da gripe e outras doenças respiratórias em ambientes escolares. Precauções como manter os ambientes arejados, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência devem ser reforçadas entre os alunos e professores.

“Além dos cuidados básicos de higiene, é importante adotar a etiqueta da tosse, protegendo a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao tossir ou espirrar, evitando que gotículas com o vírus sejam espalhadas no ambiente”, orientou a gerente de Doenças Imunopreveníveis da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Viera da Silva.

Alunos e professores que apresentarem sintomas de gripe devem procurar um serviço de saúde para iniciar o tratamento adequado e só devem retornar à escola quando os sintomas desaparecerem, o que normalmente ocorre após o sétimo dia do início do tratamento. “Essa medida serve para evitar que o vírus da gripe se espalhe no ambiente escolar”, reforçou Vanessa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS