sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/06/2016 | 10:42

Empresas podem ser abertas e começar a funcionar em 48 horas em Itajaí

Itajaí é a segunda cidade do Estado a reunir em um mesmo espaço todos os serviços necessários para abertura de novas empresas e orientação aos empreendedores. Começou a funcionar nesta terça-feira (28) o novo Espaço do Empreendedor que vai desburocratizar e dar mais velocidade à emissão de alvarás. O Espaço está localizado na Rua Alberto Werner nº 17, em frente ao Ginásio Gabriel João Collares e vai funcionar das 12h às 18h. A abertura foi na última terça-feira e contou com a presença de autoridades e contabilistas.

Cerca de vinte profissionais de seis secretarias municipais e ainda da Junta Comercial, SINDICONT, Sebrae, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Itajaí Participações trabalharão no local. Um alvará de baixa complexidade, por exemplo, que levava até 120 dias para ser emitido, agora deve sair em até 48 horas.

“Há pouco menos de um ano apresentei ao prefeito Jandir este modelo integrado e ele rapidamente compreendeu a importância do trabalho. Os empreendedores ganharão tempo e terão um estímulo a mais para abrirem novos negócios ou saírem da informalidade”, destaca o presidente do SINDICONT – Sindicato dos Contabilistas de Itajaí. “Não é uma obra de grande porte estrutural, mas de grande importância para o crescimento do município. Itajaí é uma das cidades do Estado que mais registra abertura de novos negócios, então é necessário que esse processo seja mais rápido”, acrescenta o prefeito Jandir Bellini.

Para o Presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Julio Cesar Marcellino Júnior, “este é um dos projetos que a Junta tem a honra de apoiar. Faz parte do enfrentamento à crise porque gera empregos e tributos. Uma visão inovadora do Município”.

Além de agilizar o processo de abertura das empresas os empreendedores irão receber orientação administrativa, tributária e jurídica para aprenderem a administrar seus negócios. O Sebrae e o Sindicato dos Contabilistas de Itajaí (SINDICONT) irão ministrar periodicamente cursos e treinamentos. “Essa capacitação dos empreendedores é extremamente importante, pois de acordo com levantamentos do Sebrae é a falta de conhecimento administrativo que faz com que a maioria das empresas fechem”, argumenta o coordenador geral da Contabilidade do Município, Jucélio João da Silva.

Quando os novos negócios dão certo toda a cidade sai ganhando com a abertura de vagas de trabalho e geração de renda. O Município também ganha com a melhora na arrecadação e da receita, que revertem em melhorias para a cidade.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS