sábado, 30 de março de 2024
Geral
28/06/2016 | 18:21

Todo cuidado é pouco: nevoeiro reduz visibilidade a menos de um quilômetro em algumas regiões de SC

A Gerência de Monitoramente e Alerta da Defesa Civil informa que pelo menos até o final de semana Santa Catarina deverá registrar nevoeiros intensos entre a noite e o amanhecer, principalmente nas áreas de vales e planícies de Estado. A visibilidade horizontal ficará reduzida a menos de um quilômetro, dificultando o tráfego em rodovias, atividades portuárias e aéreas.

O nevoeiro ocorre porque a pouca nebulosidade durante o dia contribui para que a superfície da terra perca calor rapidamente durante a noite, ficando bem resfriada na madrugada. Na ausência de ventos, o ar úmido (vapor d’água) próximo ao solo, em contato com essa superfície resfriada, condensa, formando pequenas gotículas de água que originam o nevoeiro. Com o aquecimento solar, os nevoeiros se dissipam, em geral até o final da manhã, e o sol predomina durante o dia.

Recomendações

Para evitar acidentes de trânsito diminua a velocidade e redobre a atenção. Você deve imediatamente acender a luz baixa dos faróis (e os faróis de milha se tiver), aumentar a distância do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. Não use os faróis altos porque eles refletem a luz nas partículas de água, e reduzem ainda mais a visibilidade. Lembre-se que nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio, reduzindo a aderência dos pneus. Caso sinta muita dificuldade em continuar trafegando, pare em local seguro. Em virtude da pouca visibilidade, em nevoeiro, não é seguro parar no acostamento, e uma vez no acostamento desça do carro e fique em lugar seguro. Use o acostamento somente em caso extremo e de emergência e utilize, nestes casos, o pisca-alerta. Atenção a navegação na costa devido a restrição de visibilidade.

GEMAL - Gerência de Monitoramento e Alerta

 Foto: Jaqueline Noceti / Secom


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS