quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/06/2016 | 14:13

Região da Foz do Itajaí busca experiência internacional para se tornar referência em mobilidade

A comitiva do projeto InovAMFRI retornou esta semana de Portland, nos Estados Unidos, onde conheceu o sistema público de transporte da cidade americana. A experiência deste case, considerado referência internacional, reforça o planejamento e ações para o eixo de mobilidade urbana regional integrada do InovAMFRI. O grupo pretende melhorar o sistema público de transporte e a qualidade de vida da região da Foz do Itajaí a partir do exemplo americano. “Há 30 anos, Portland tinha uma realidade muito parecida com a das regiões metropolitanas brasileiras. Tudo que vivenciamos e observamos só reforça a nossa necessidade de transformação”, comenta Paulo Bornhausen, presidente do conselho consultivo do projeto.

 Nas últimas décadas, a região metropolitana de Portland passou por um processo detalhado de melhorias com inserção do conceito de “cidade verde”. Bornhausen, que acompanhou a comitiva, acredita que a região da Foz do Itajaí possa se espelhar em Portland para tornar-se um modelo de classe mundial em planejamento regional e sustentabilidade para o país. O grupo também teve um encontro com o prefeito da cidade, Charlie Hales. "O nosso desafio é fazer um planejamento viável, ouvindo as pessoas, para que as cidades da região da Amfri se tornem mais humanas, mais verdes, com transporte público integrado e de qualidade", avalia o gerente do InovAMFRI, João Luiz Demantova.

Planejamento e mudanças para os próximos anos

Cidades mais verdes, menos poluentes, com menos carros, mais bicicletas e transporte público; um lugar para viver e conviver em harmonia. O que parece um sonho precisa do envolvimento de toda a comunidade para se tornar realidade, assim como ocorreu em Portland. “Nada vai acontecer se a opinião pública e os moradores que vivem nos municípios não estiverem absolutamente envolvidos na discussão. É um processo colaborativo permanente. Não temos soluções prontas e acabadas, vamos ter que trabalhar com essas informações e fazer um planejamento viável para implementar ações a longo prazo”, afirma Paulo Bornhausen.

O presidente do conselho consultivo lembra ainda que a população da região de Itajaí duplica a cada 20 anos. Em 2036, serão 1,2 milhões de residentes, sem considerar os picos durante a temporada, quando a população dobra sazonalmente. Por isso, aposta que o InovAMFRI surtirá efeito para Itajaí e os 10 municípios vizinhos e todos passarão a ganhar novo contorno, diferente da realidade brasileira. E o planejamento já começa a ser executado.

InovAmfri

A proposta iniciada em 2015 tem o foco na criação de empregos de qualidade, prevendo ações de desenvolvimento econômico, mobilidade urbana regional integrada e qualificação da gestão pública municipal. O projeto InovAMFRI conta com a parceria da AMFRI com o Governo do Estado e com o apoio de outras entidades.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS