sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/06/2016 | 13:58

Safra da tainha: com prejuízos incalculáveis e demissão de pescadores, empresários vão entrar com ação de indenização contra Governo Federal

A pesca da tainha para os empresários industriais acabou, antes mesmo de começar. Eles não têm ainda ideia do prejuízo que sofreram com as embarcações paradas, os peixes que deixaram de capturar, o óleo diesel gasto para abastecer os barcos e o custo da tripulação em terra.
 
Segundo informou o armador Hemerson Nagel, conhecido como Carioquinha - escolhido pelos empresários como novo líder dos armadores de traineiras -, a tripulação deve começar a ser dispensada essa semana. Ele estima que só dos barcos que estão parado, o custo da demissão (indenização trabalhista) deve ultrapassar aos R$ 60 mil, fora a questão social, que culminará no desemprego de mais de mil pescadores.
 
Depois de realizar um levantamento do prejuízo que os empresários tiveram, todos querem entrar na justiça contra a funcionária que negou as licenças e também contra o Governo Federal.
 
_ Não é possível que nós fiquemos com o prejuízo e o governo, que errou - e nós vamos provar isso - não sofra as consequências. O país precisa ser levado mais a sério, inclusive as pessoas que trabalham lá, responsáveis pela análise de dados dos barcos de pesca. Uma proibição como o que aconteceu com a tainha leva prejuízo a milhares de pessoas. Isso não vai ficar impune _ diz Carioquinha.
 
Reunião
No final de semana armadores que integram o Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) participaram de uma reunião na sede da entidade com os representantes do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conepe). Os membros da entidade que estiveram em Brasília na semana passada repassaram aos associados as informações sobre a reunião que aconteceu entre o Conepe e o novo Secretário da Pesca, Samir Pinheiro, que ainda aguarda a publicação do Diário Oficial para assumir oficialmente o cargo.
 
O presidente do Conepe, Alexandre Spongeiro e o vice-presidente do Conselho, Jorge Neves, deixaram claro para os armadores que a liberação de todas as licenças que estão em processo de defesa é praticamente impossível. Para os líderes do Conepe agora o setor precisa pensar na safra do ano que vem e manter as defesas judiciais paralelas para provar que não houve pesca em área proibida.
 
Durante o encontro do final de semana os armadores de tainha escolheram o novo representante da Câmara Setorial do Cerco do Sindipi. O armador Hemerson Nagel, conhecido como Carioquinha é o novo líder dos armadores de traineiras. De acordo com Carioquinha, os armadores vão manter as suas defesas.
 
_ Vamos provar que não pescamos em área proibida. Somos pessoas honestas, geramos emprego e renda para o Estado de Santa Catarina e vamos lutar até o fim para mostrar que somos inocentes.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS