quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/04/2016 | 09:00

Mais de 200 focos do mosquito Aedes aegypti são registrados em Itajaí

Itajaí segue com um alto número de focos do mosquito Aedes aegypti, segundo um recente balanço do Programa de Combate à Dengue, divulgado nesta quarta-feira. O município possui 221 locais com larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O balanço ainda revela novos casos de confirmados de dengue, totalizando 53 em 17 semanas epidemiológicas do ano.

As regiões já infestadas desde o ano passado continuam com um alto índice de focos do mosquito. Os bairros Barra do Rio, Centro, São João, São Vicente, Fazenda, São Judas, Cidade Nova, Vila Operária e Cordeiros são os locais com maior incidência do Aedes aegypti.

Há grande registro de focos em demais bairros do município, sendo Praia Brava, Salseiros, Dom Bosco, Ressacada, Itaipava, Espinheiros e Cabeçudas. O alto índice de focos do mosquito preocupa a Secretaria de Saúde. De acordo com o secretário, Osvaldo Gern, as ações de conscientização permanecerão, um vez em que o município tenta combater e eliminar possíveis criadouros desde o ano passado.

Para tentar minimizar o índice de focos do Aedes aegypti, o Programa de Combate à Dengue utiliza armadilhas instaladas nos bairros, por orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. A última ação resultou na instalação de 267 armadilhas em todo o município, principalmente nos locais mais afetados:

— Apenas em um dia, por exemplo, tivemos a confirmação de 24 focos positivos e isso se justifica pelo fato de ainda haverem locais geradores nas localidades analisadas _ exemplifica o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Lúcio Vieira.

Segundo Lúcio, o bairro Cordeiros deve registrar aumento no número de focos nas próximas semanas, sendo que foi a última localidade a receber as armadilhas para o mosquito. A armadilha é usada para identificação de focos e monitoramento da área de abrangência do mosquito. Semanalmente, a ferramenta possibilita um novo panorama de cada região da cidade.

Casos confirmados

Desde o início de janeiro até esta quarta-feira, o município registra 53 casos de dengue, sendo 36 contraídos na cidade e 17 importados, ou seja, quando a pessoa chega na cidade com a doença manifestada. Só nas últimas três semanas foram registrados nove casos de dengue no Centro.

Todos os nove casos no Centro de Itajaí compreendem a moradores das ruas Alexandre Fleming, Luís Berlim e José Paulo da Silva e as avenidas Joca Brandão e Marcos Konder, todas vias próximas. A recomendação da Vigilância Epidemiológica é para que os moradores dessa localidade revisem os possíveis locais de água parada que podem servir de criadouro para o mosquito. A indicação vale para todos os bairros do município.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS