quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/03/2016 | 17:24

Fatma divulga novo relatório das condições das praias em Santa Catarina

O 12º relatório de balneabilidade da temporada de verão foi divulgado nesta sexta-feira, 11. Dos 211 pontos analisados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), 141 estão próprios para banho. As análises foram feitas nos dias 7, 8 e 9 de março e mostram que em Florianópolis, 45 locais estão em boas condições e 30 estão impróprios. Nas demais regiões, 96 estão próprios e 40 devem ser evitados. As análises semanais terminam em 1º de abril.

Clique aqui para visualizar o relatório da Fatma

Em relação ao relatório anterior, houve uma queda no número de pontos próprios para banho. Nove pontos passaram a ser impróprio e sete melhoraram a condição de balneabilidade.  “Os números se mantêm estáveis, apenas com alterações pontuais em locais que sempre apresentam sazonalidade”, explica o técnico do laboratório da Fatma e responsável pela balneabilidade, Marlon Daniel da Silva.

Como é feito

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800  por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. O próximo relatório será divulgado na sexta-feira, 19.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS