sábado, 20 de abril de 2024
11/03/2016 | 08:35

Ser indulgente

A indulgência é uma qualidade humana, é um dos sentimentos mais elevados que pode ser desenvolvido pelos seres humanos, que todos deveriam conhecer, pois caracteriza-se pela compaixão que se demonstra pelo próximo e pelas suas imperfeições. Representa a bondade e a capacidade de ser tolerante perante as ações, atitudes e particularidades de cada indivíduo.

A indulgência está relacionada diretamente com a tolerância e clemência para com o outro. É uma das virtudes que exerce a postura compreensiva, que se adota perante as faltas e imperfeições do nosso próximo. Ser indulgente é saber relevar, perdoar e esquecer tudo que possa ser reprovável no comportamento dos nossos semelhantes.

Normalmente diante de fatos desagradáveis da vida, seja por chateações, aborrecimentos ou estresse, sempre julgamos, somos reativos e maldosos. Esse é sempre o nosso primeiro impulso, ou seja, não raciocinamos nossas atitudes momentâneas e esse impulso pode ser equivocado e desastroso.

Sabermos olhar para o nosso próximo com ternura é questão de consciência e muitas vezes de caridade. Quem é indulgente não aponta os defeitos do outro e nem conspira com a malevolência, não dissemina falatórios e comentários que possam denegrir a imagem do colega.

Não julgue seu próximo com severidade, lembre- se que você não é Deus, não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a você. Sem indulgência a vida perde seu significado e o ser humano torna-se agressivo, frio e severo. Graças à indulgência o homem se edifica e se engrandece, cresce espiritualmente e vive mais em paz e em harmonia com a própria vida e com a humanidade.

A indulgência espalha a oportunidade de reabilitação ao ofensor, bem como pacifica o coração daquele que a oferece. Não podemos esquecer que Deus suporta nossas imperfeições com amor e nos compreende com misericórdia. Então por que deixaríamos de ser indulgentes com o nosso irmão?

Afinal, todos temos maus pendores a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a serem melhorados e um íntimo a ser reformado. Todos estamos na estrada do progresso. Portanto, ame incondicionalmente, sem julgamentos, sem maledicência, ame estendendo a mão e auxiliando o outro a ascender a refletir e melhorar como pessoa.

Quem esmaga o outro em suas fraquezas demonstra estar necessitando de grande dose de indulgência. Pense nisso.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS