sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/02/2016 | 18:00

Drone flagra área com risco de proliferação de mosquito da dengue

Uma ação que reuniu servidores municipais e militares da Marinha no fim de semana resultou na inspeção de nove bairros de Itajaí. A primeira grande mobilização do ano para combater o mosquito aedes aegypti teve o objetivo de conscientizar a população e combater focos do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e o zika vírus. Um drone da Coordenadoria de Trânsito foi utilizado e flagrou um prédio com acúmulo de água parada.

As imagens captadas pelo drone são de um prédio na rua Brusque, no Centro.  De acordo com o coordenador do Programa de Combate à dengue, Lúcio Vieira, uma equipe vistoriou o imóvel e percebeu que a água parada ficava num espaço entra a caixa d’água e a laje do edifício. A área foi limpa nesta terça-feira.

Vieira explica que o mosquito da dengue voa a até um metro do chão apenas. No entanto, ela pode ser transportado pelo vento, dentro de sacolas plásticas, num elevador, etc. Por conta disso, o programa ampliou a área de atuação passando de 57 mil imóveis para 62 mil imóveis a serem vistoriados. Esse novo volume compreende apartamentos e salas em andares superiores.

Mais de 500 pessoas se uniram para combater o mosquito no último sábado. Como forma de dinamizar a cobertura, foram utilizados 10 veículos nos trabalhos, sendo seis da Secretaria de Saúde e quatro da Marinha.

_  Contabilizamos 1073 imóveis vistoriados e recuperados, ou seja, foram eliminados criadouros do mosquito. Certamente iremos repetir esse esforço conjunto, porém precisamos do apoio da população para que cuide da sua casa e também fiscalize seu vizinho _ explica o secretário de Saúde, Osvaldo Gern

Tecnologia em favor do combate

Desde junho do ano passado a Secretaria de Segurança conta com o auxílio de um drone, equipamento comandado remotamente por terra e que sobrevoa e capta imagens de áreas. Essas imagens são enviadas em tempo real para uma central. O drone é usado especialmente para avaliar e tentar diminuir os riscos de acidentes e filas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS