quinta, 18 de abril de 2024
Esportes
28/01/2016 | 08:51

Itajaí Sailing Team inicia o ano com novo treinador

Bons ventos trazem André Fonseca novamente à Itajaí. A partir deste ano, o velejador catarinense será o novo treinador da equipe de vela do Itajaí Sailing Team. O time conquistou espaço e destaque nos campeonatos brasileiros de vela, disputando na categoria ORC e representando o município em competições nacionais de vela. O primeiro desafio será o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina.

André — ou Bochecha, como é conhecido no esporte — será o treinador da equipe, mas o atleta Marcelo Gusmão é quem assume como comandante da embarcação. Entre os dias 27 e 30 de janeiro, a equipe de Itajaí embarca para Florianópolis na 27ª edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. Esta será a primeira competição do Itajaí Sailing Team com Bochecha de treinador.

A equipe participa do campeonato já na nova categoria IRC. O barco teste será um veleiro modelo HPE30. O circuito está entre as três maiores competições do país. Bochecha é um estimulador da classe HP 30 no Brasil. Agora, o Itajaí Sailing Team deve responder pela divulgação da categoria no sul do país.

Há pouco tempo no Brasil, a classe IRC mostrou sucesso entre os velejadores. Só em 2014, cerca de 68 barcos foram medidos na regra. De acordo com o coordenador do Itajaí Sailing Team, Alexandre dos Santos, os treinos para a primeira competição da equipe na categoria IRC começam no fim de semana com Bochecha à bordo.

Devido a mudança de classe, a equipe itajaiense vai utilizar uma nova embarcação para os próximos campeonatos. O novo barco do time é um veleiro de 40 pés, que será apresentado ao público entre o fim de fevereiro e começo de março, segundo Alexandre.

De volta ao litoral catarinense

Bochecha participou em Olimpíadas, mundiais e regatas oceânicas pelo mundo. Só na Volvo Ocean Race, travessia já conhecida na região, o velejador participou de três campanhas. Entre 2005 e 2005, o velejador esteve no inédito barco Brasil 1. Já entre 2008 e 2009, Bochecha integrou o barco holandês Delta Lloyd. A última participação foi entre 2014 e 2015, quando o brasileiro partiu com a equipe Mapfre, sendo o único brasileiro na competição.

 

 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS