sexta, 29 de março de 2024
15/01/2016 | 09:52

A verdadeira paz

Sentir paz e tranquilidade nos dias atuais pode até parecer piada, porém sabemos que não é bem assim, precisamos ter que aprender a conviver diante das falhas humanas, da falta de tempo, das cobranças e das consequências causadas pelo nossos próprios pensamentos  bem como controlando  a ansiedade e o estresse.

As pessoas no mundo vivem à procura de paz, mas também não mudam suas atitudes para poder encontrá-la. O homem quer ter paz, vida abundante e ser feliz, mas não se move para contornar as dificuldades, fazer a diferença e tentar se tornar um ser humano melhor. Sendo assim dificilmente encontra a plenitude da paz. Alguns a procuram na religião, outros na medicina e mesmo assim, continuam com suas vidas vazias e infelizes.

Lembrando que a maior causa de nossas infelicidades não são as dificuldades ou os problemas em si, mas estão nas nossas reações diante deles, a maneira que enxergamos os nossos problemas e a intensidade que damos a eles. Somos assombrados pelos nossos próprios pensamentos, muitas vezes, provenientes de modo como fomos criados e de crenças que desenvolvemos sobre como devemos ser, nos comportar, sobre como são as pessoas e o mundo de uma maneira geral.

Um pensamento pode assombrar nossa mente, causando sentimentos de culpa, ódio, rancor, tristeza, etc. Os maus pensamentos nos causam sentimentos de incapacidade, incompetência, baixa-estima. Fomos programados para nos sentir mal diante dos fatos que nos contrariam diante da vida.

E para tentar viver em paz é preciso mudar alguns comportamentos, o que não é fácil, mas perfeitamente possível. Para isso não fuja dos problemas, isso só fará com que adie a busca por sua solução, o que coloca você mais distante da sua paz interior. Identifique e enfrente tudo aquilo que está te incomodando. Devemos disciplinar nossa mente, para que os pensamentos que causam sentimentos que não nos fazem bem como tristeza, culpa, ansiedade, ódio, entre outros, parem de nos atormentar. Precisamos falar para nós mesmos: “para! Chega! Não aceito mais isso, não aceito que pensamentos não construtivos tirem meu equilíbrio emocional”.

Você pode estar pensando: "falar é fácil, difícil é fazer". Realmente não é fácil, mas se você não se determinar a mudar, não alcançará a paz, estará sempre incomodada e em conflito consigo mesmo. Sim, é isso mesmo, temos que ter disciplina e treinamento em nossa mente para nos afastar de tudo aquilo que nos faz mal e mudar as nossas atitudes. E sabe como que  você saberá identificar  o que  lhe faz mal? Se você sentir um desconforto, principalmente angústia, aquele aperto no peito, pode ter certeza que isto é um sinal de que aquilo que você está pensando não lhe faz bem.

Procure não deixar os conflitos se acumularem dentro de si sejam eles no trabalho ou nas relações afetivas. O melhor ainda é o diálogo, sem deixar nada para depois esperando que o tempo os resolva, deixar para lá, a tendência é que os conflitos se intensifiquem e se tornem cada vez mais difíceis de encontrar uma solução. Converse, fale, argumente, não despreze o que sente, ao contrário, respeite acima de tudo cada um de seus sentimentos. Para isso, é preciso elevar seu autoconhecimento, saber o que quer e o que sente. E para isso ser realizado com sabedoria você precisa praticar o diálogo interno e conversar acima de tudo consigo mesma. Se tiver dificuldade para se conhecer procure um psicólogo que poderá te ajudar nessa reforma íntima.

Os maiores conflitos ainda são os causados pela dificuldade em controlar as emoções que surgem cada vez mais nas relações afetivas. Isso ocorre exatamente pelo fato de as pessoas não enfrentarem as situações quando elas surgem. E isso só lhe trará consequências como doenças físicas e mentais como depressão, desânimo, estresse, tensão, irritabilidade, etc.

Caso seja você seu maior inimigo, o que é muito comum, sempre se criticando, exigindo-se cada vez mais, procure ser mais flexível e paciente consigo mesmo. Pare de se criticar, faça uma autoanálise para saber quem durante sua vida agiu dessa mesma maneira com você, sempre te criticando e liberte-se da necessidade de estar sempre se punindo, seja pelo que fez ou pelo que não fez. Passe a se elogiar mais e reconhecer e valorizar mais suas conquistas.

Ao começar o dia, antes mesmo de se levantar, espreguice seu corpo, não levante correndo, respire fundo e só depois se levante. Na volta para casa, vez ou outra é saudável encontrar com amigos, mas ficar sozinho também pode ser muito gratificante. O encontro consigo mesmo aumenta o autoconhecimento, faça de sua casa, um lugar aconchegante, em que você goste de ficar. Se morar com alguém, faça desse encontro um momento gostoso para contar seu dia e ouvir o do outro, intensificando o cuidado com o outro e alimentando a relação entre a família. Antes de dormir, vá se desligando das preocupações do dia. Mas se algo a preocupa e não consegue dormir, escreva o que está incomodando, depois poderá analisar a situação e buscar as causas de sua irritação ou insatisfação e, acima de tudo, ore, converse com Deus que é o seu mais fiel companheiro sobre o que está sentindo. Faça meditação, leia um livro. Agradeça por tudo, valorize tudo que conquistou, tudo que viveu, agradeça pelas pessoas que te amam, por sua saúde, por sua vida e durma em paz!

Amanhã é outro dia e outras conquistas virão, novas dificuldades aparecerão, mas você terá a certeza de que será capaz de enfrentar o que for, pois sabe que pode contar acima de tudo com Deus e com você mesmo. E assim irá em busca da verdadeira plenitude da paz.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS