sexta, 19 de abril de 2024
Geral
25/12/2015 | 19:20

Arma contra o câncer de pulmão: novo medicamento pode ser a esperança para pacientes em estágio avançado da doença

Em apenas um mês de recrutamento para uso do primeiro e único imunoterápico aprovado no mundo, o Centro de Novos Tratamentos Itajaí já é considerado o maior no Brasil em número de pacientes participantes do programa de acesso expandido: dez.  São pacientes de cidades catarinenses, como Florianópolis, Joinville, Tubarão, Papanduva, Seara, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, com mais de 50 anos. Neste programa, o paciente recebe a aplicação do medicamento e tem um acompanhamento médico, e os dados são coletados. No Brasil, os números do início do mês de dezembro eram de 42 pacientes, em 40 locais onde o tratamento é oferecido.

Diferente da quimioterapia e da radioterapia onde células boas também são destruídas, a imunoterapia apresenta menos efeitos colaterais e resultados positivos. Os pacientes possuem diagnóstico de câncer de pulmão não pequenas células, do tipo escamoso, o segundo mais comum e com tratamento até então limitado a quimioterapia. No mundo, este tipo de câncer atinge cerca de 70% de fumantes ou ex-fumantes. Outra problemática para este tipo, é que os pacientes possuem o diagnóstico tardio, de acordo com o médico oncologista do Centro de Novos Tratamentos Itajaí, Giuliano Santos Borges e o tratamento fica restrito. “ Agora temos a oportunidade, junto com o Canadá e outros municípios brasileiros de oferecer esse medicamento no Brasil, que traz uma chance para os pacientes de viver mais”, pontuou o médico.

Este sempre foi um tratamento muito esperado e o momento atual marca um início importante na luta contra o câncer. Isso porque os pacientes que já não possuem outro tipo de tratamento à disposição, passam a contar com o novo tratamento. O método foi um dos assuntos principais do maior encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que aconteceu em Chicago entre o fim de maio e início de junho. O medicamento já aprovado nos Estados Unidos chega a custar 22 mil dólares por mês para a compra de uma caixa e agora estará disponível de forma gratuita em Itajaí para pacientes de todo o Brasil.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva) até o final de 2015 são estimados quase 28 mil novos casos de câncer de pulmão no Brasil. Além disso, de acordo com o instituto, este é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. No Brasil, foi responsável por 22.424 mortes em 2011.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS