quinta, 28 de março de 2024
13/11/2015 | 14:07

Novembro Azul, o mês dos homens

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico, fazer os exames de rotina e quando necessário realizar o exame de toque.

Essa movimentação obteve ampla divulgação. Em 2014, o instituto realizou 2,2 mil ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas e Monumento às Bandeiras) e também a adesão de várias celebridades além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida em especial à classe masculina. Mas toda a sociedade recebe as informações para intensificar a conscientização a respeito das doenças dos homens, dando ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em vários países, o November é mais do que uma simples campanha de conscientização. São realizadas reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, que é o símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, câncer de pênis, câncer do colorretal, depressão masculina e cuidados gerais da saúde do homem.

Você está em dia com os seus exames preventivos? Você já fez seu exame de próstata neste ano?

Não deixe o preconceito tomar conta de você, pois ele impede os homens de realizar seus exames de rotina e prevenir doenças como o câncer. Os homens muitas vezes negam o procedimento, devido ao medo de sentir dor ou mexer com a sua masculinidade ou simplesmente por vergonha da exposição. O câncer de próstata é silencioso e é a segunda maior causa de morte em todo mundo.

É extremamente importante a detecção precoce para alcançar a cura do câncer de próstata. O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA combinado ao exame de toque retal. É importante saber que o exame de toque não dói e é útil, não só para esse tipo de câncer, mas também para diagnosticar o câncer do colorretal.

Há vários tipos de cânceres, mas todos seguem o mesmo princípio, o da multiplicação descontrolada das células. A próstata é uma glândula que produz um fluído que nutre e protege o espermatozoide. O câncer de próstata é um tumor maligno originário das células glandulares do tecido prostático. Como todos os tumores originários de glândulas, ele também é classificado como adenocarcinoma. Alguns tumores de próstata crescem e se espalham rapidamente, mas a maioria tem um crescimento lento.

Portanto vale a pena sempre ficar atento aos sintomas, que normalmente chegam de mansinho, apresentando dificuldade de urinar, deixando o fluxo da urina lento ou fraco, gerando um esvaziamento incompleto da bexiga. Com isso, ocorre um aumento da frequência urinária, que incomoda particularmente durante a noite; presença de sangue na urina ou impotência e, em casos avançados, pode haver dores ósseas. Por nenhum desses sintomas serem específicos, quando o homem apresenta algum deve-se procurar imediatamente um médico.

O ideal, no entanto, é que o câncer de próstata seja diagnosticado precocemente, antes do aparecimento de sintomas. Por isso a rotina anual de exames é muito importante.

A causa do câncer de próstata não é conhecida, portanto, não temos meios de evitar a ocorrência desse tumor. O que é possível é fazer o diagnóstico precoce. De uma forma geral, todos devem evitar a obesidade e manter o hábito da atividade física, devem seguir uma dieta rica em frutas e vegetais e com moderada quantidade de gordura. O álcool e o tabagismo também devem ser evitados. Com estilo de vida saudável, certamente você irá prevenir vários problemas de saúde e é possível que previna, também, o câncer de próstata.

O câncer de próstata é raro antes dos 40 anos de idade e o risco sobe rapidamente após os 50 anos. Seis de cada dez pacientes com câncer de próstata têm mais de 65 anos de idade. Os afrodescendentes têm mais risco de desenvolver câncer de próstata do que aqueles de descendência europeia. As pessoas que têm ou tiveram parentes com câncer de próstata têm maior risco para a doença, especialmente se um irmão foi acometido, quanto mais jovem for o parente acometido maior o risco para os familiares. Algumas famílias têm disposição genética para câncer de mama e ovário, os homens dessas famílias também têm uma incidência aumentada de câncer de próstata.

Vamos cuidar da saúde dos homens do nosso país. Visite seu médico para discutir o teste do PSA e realizar o exame de toque retal. Mesmo quando não for curável, o câncer de próstata pode frequentemente ser controlado de uma forma muito eficaz e duradoura. Contudo, prevenir vale mais que remediar. Cuide-se, sua saúde é o seu bem maior.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS