quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/10/2015 | 10:58

Defesa Civil alerta moradores sobre riscos de deslizamento de terra

O acúmulo de chuva em Itajaí deixou a Defesa Civil em alerta. O município registrou 140,2 milímetros em uma semana, total de chuva previsto para todo o mês de outubro. A atual preocupação são os riscos de deslizamentos em áreas de risco nos bairros Fazenda, Ariribá e Nossa Senhora das Graças, entre outras localidades. Cinco ocorrências foram registradas na Defesa Civil.

Na quarta-feira, a Defesa Civil registrou deslizamento de terra nos bairros Fazenda e Cabeçudas, sendo uma queda de árvore no bairro São João. No feriado do dia 12 de outubro, o bairro Nossa Senhora das Graças também sofreu com a ação do solo.

Equipes de monitoramento fazem o trabalho em áreas de risco para orientar a população e evitar possíveis danos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, o solo, encharcado, possibilita pequenos deslizamentos de terra.

— Conforme as chuvas aumentam, a nossa preocupação também aumenta com novos e maiores escorregamentos de terra.

A Defesa Civil alerta para aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras em paredes, inclinação de troncos de árvores, de postes e surgimento de minas de água. Nestes casos, o morador deve avisar a Defesa Civil pelo telefone (47) 3341-6199.

Monitoramento do rio

O nível do Rio Itajaí Mirim continua sendo monitorado pela Defesa Civil. Pode ocorrer alagamentos pontuais, causados por maré alta e elevação do nível. Em Brusque, o Itajaí Mirim sobe lentamente, mas permanece em cota de atenção. Já em Blumenau, a previsão é de que o Rio Itajaí Açu atinja 7,4 metros, sendo 40 centímetros abaixo do previsto.

As barragens de Ituporanga e Taió atingiram 75% da capacidade. De acordo com Pereira, o cenário atual não permite risco de inundação em Itajaí. O município segue em estado de atenção devido a previsão de chuvas para os próximos dias.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS