sexta, 29 de março de 2024
Economia
06/10/2015 | 12:13

Bancos de Itajaí e região amanhecem fechados nesta terça-feira

Bancários de todo o país entraram em greve nesta terça-feira. Em Itajaí, todos os bancos estão fechados para atendimento ao público, com exceção do Banrisul. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Itajaí e Região (Seebi), Sérgio Pio, a maior reivindicação da categoria é em relação ao reajuste salarial.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece aumento de 5,5% e R$ 2,5 mil de abono fixo. Os bancários querem reajuste de 16%, que representam 5,6% de aumento real fora a inflação. Pio reitera que além do salário, os outros pedidos são os mesmos feitos pela categoria há muito tempo, como contratação de mais bancários, mudanças de metas abusivas, igualdade dentro dos bancos e assédio moral.

Dados nacionais mostram que bancários de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal, aderiram à greve, que ainda não tem data para acabar. “Acredito que a Fenaban vai medir a greve em nível nacional e chamar a categoria para outra rodada de negociações por volta do dia 10”, ressalta Pio.

O Procon de Itajaí divulgou orientações para a população durante o período em que os bancos estarão fechados. É importante que o consumidor fique atento, pois o não pagamento das cobranças que possam ser quitadas de outras formas (internet, lotéricas, caixas eletrônicos e estabelecimentos) não isenta encargos e nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) por causa da greve dos bancos.

A entidade afirma que os consumidores devem entrar em contato com as empresas que devem para solicitar outro local para o pagamento. Se o fornecedor não disponibilizar outra forma para quitação da fatura, o consumidor deve documentar a tentativa de pagamento e registrar uma reclamação junto ao Procon.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS