sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/08/2015 | 10:54

Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado em todo o país

Começa neste sábado, com o chamado “dia D”, a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e a Campanha de Multivacinação para a Atualização do Esquema Vacinal. A ação, que segue até 31 de agosto, tem por objetivo imunizar crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias e manter o calendário básico de vacinação em dia. A meta da Secretaria de Saúde de Itajaí é imunizar 12.219 crianças.

 

A partir deste sábado, as doses também serão aplicadas de segunda à sexta-feira nos postos da saúde com salas de vacinação, das 08h às 17h. A Poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus, transmitido por meio do contato com fezes ou secreções bucais. Ela causa a paralisação dos membros inferiores do corpo da criança quando o vírus ataca os neurônios motores, responsáveis pela musculatura.

 

A vacina (VOP), conhecida popularmente como as “duas gotinhas”, é adotada em todo o mundo como um método eficiente de erradicação da pólio. É considerada uma imunização segura e complementa o esquema iniciado com duas doses da vacina inativada (VIP).

 

As gotinhas oferecem proteção contra três tipos do poliovírus e têm uma eficácia estimada entre 90% e 95% após a conclusão do esquema composto por cinco doses.

 

Vale ressaltar que, nessas campanhas nacionais de vacinação do Ministério da Saúde, também são disponibilizadas outras vacinas fundamentais para a proteção das crianças como a tríplice bacteriana (que protege contra a difteria, tétano e coqueluche), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), entre outras que fazem parte do calendário de vacinas.

 

Confira os locais onde ocorre a vacinação do site da prefeitura de Itajaí (itajai.sc.gov.br). 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS