sexta, 19 de abril de 2024
Geral
07/08/2015 | 08:52

Festival resgata tradição japonesa em Itajaí

O Brasil e o Japão possuem 47 cidades coirmãs. Dentre elas, estão Itajaí e Sodegaura. Prova desta parceria, é o Torii (portal japonês) construído na avenida Beira Rio, em 2003, no local batizado de “Caminhos de Sodegaura”. A imigração japonesa chegou à cidade na década de 70, com cerca de 10 famílias que formaram a Colônia Agrícola Japonesa. Hoje, os descendentes tentam preservar a tradição trazida pelos imigrantes, dentre elas a culinária. Por isso, há 16 anos, no mês de agosto, a ANBI – Associação Nipo-Brasileira de Itajaí realiza a Festa do Sukiyaki.

 

Neste ano a festa será no dia 29 de agosto, a partir das 19h, no Clube Almirante Barroso. O Sukiyaki é um cozido tipicamente japonês que leva carnes fatiadas bem finas, verduras como acelga, couve-flor, brócolis e cenoura; folhas de sabor marcante como agrião e rúcula; alho poró, tofu e molho de soja.

 

— As festas do Sukiyaki são uma oportunidade divertida para provar o prato a um custo menor que os dos restaurantes e conhecer comunidades locais de descendentes de japoneses — conta o presidente da ANBI, Marcos Minoru Okada.

 

Além de boa gastronomia, o festival também terá apresentação do grupo Wakaba Taiko, de Curitiba, um dos mais conhecidos do país. O Taiko tem uma origem mitológica no folclore japonês e engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. Sua função variou durante a história, tendo funções de comunicação, ação militar, acompanhamento teatral, cerimônia religiosa e apresentações em festivais. As apresentações de taiko consistem de muitos componentes, como ritmo técnico, forma, aderência da baqueta, roupas e instrumentação. Além dos tambores, muitos grupos usam as vozes e instrumentos de corda ou de sopro como acompanhamento.

 

Os ingressos para a 16ª Festa do Sukiyaki custam R$ 40 com consumação livre. Crianças a partir de 12 anos pagam. Mais informações pelo telefone (47) 9973-8005.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS