quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/08/2015 | 10:09

Morador de Itajaí precisa de doação de medula óssea

Morador de Itajaí, o garoto Gabriel Costa Coelho, 13, foi diagnosticado com leucemia no início do ano. Até agora, Gabriel passou por quatro sessões de quimioterapia, mas um acidente vascular cerebral (AVC) causou paralisia no lado direito do corpo, gerando uma quantidade de sangue entre a retina e ocasionando na perda da visão. A única esperança de Gabriel é encontrar um doador de medula óssea compatível. E talvez você possa ajudá-lo.

 

Gabriel está internado no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, em São Paulo. No Facebook, milhares de pessoas se solidarizaram com o diagnóstico do garoto. A página Força Biel (www.facebook.com/forcabiel1) foi criada para conscientizar a sociedade e encontrar um doador de medula óssea compatível com o garoto.

 

Para ser um doador de medula óssea, o interessado deve realizar um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em Itajaí, o cadastro é feito no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen ou na Unidade de Coleta do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc), na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O cadastro pode ser feito em todos os hemocentros do país.

 

Onde se cadastrar

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

Segunda à sexta-feira, das 14h às 16h30

Documentos: carteira de identidade e cartão nacional de saúde (se possuir)

 

 

Unidade de Coleta Univali – Bloco F7 (térreo)

Segunda-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h

Documentos: carteira de identidade e cartão nacional de saúde (se possuir)

 

 

Como funciona

O candidato terá uma amostra de sangue recolhida (10 ml) para tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados serão inscritos no Redome. Quando surgir um novo paciente, a compatibilidade é verificada. Para saber mais sobre a doação de medula óssea basta acessar os conteúdos do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva no site www2.inca.gov.br.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS