sábado, 20 de abril de 2024
Geral
23/07/2015 | 13:30

Prefeito discute com governador renovação de contrato do Porto de Itajaí

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, juntamente com o presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Eclésio da Silva, encontrou-se com o governador Raimundo Colombo para discutir a renovação antecipada do arrendamento do Terminal de Contêineres do Porto de Itajaí. Colombo agendou uma audiência com o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Lucena Adams, para o dia 29 ou 30 desse mês, em Brasília, para tratar do assunto.

 

Além disso, Raimundo Colombo garantiu que irá solicitar a prorrogação do arrendamento ao Ministro dos Portos, Edinho Araújo, que estará em Santa Catarina no dia 04 de agosto.

 

— Foi extremamente positiva a audiência com o governador Raimundo Colombo. Ele está bastante empenhado e irá acompanhar passo a passo as questões relativas ao Porto de Itajaí, tanto na renovação antecipada do arrendamento do Terminal de Contêineres quanto nas obras da Bacia de Evolução — disse Jandir Bellini.

 

No início de julho, Jandir Bellini esteve em Brasília onde solicitou a renovação antecipada do arrendamento do Terminal de Contêineres durante Audiência do Fórum Parlamentar Catarinense. O contrato atual prevê a renovação do arrendamento por apenas três anos. A empresa atual teria concessão até 2022, em contrato de 22 anos mais três anos. Como a intenção é investir R$ 165 milhões para mantê-lo viável economicamente, não haveria tempo de recuperar o valor neste curto período. Sendo assim, o pedido será para aplicação da nova Lei dos Portos, que prevê renovação por mais 25 anos.

 

Cerca de 70% dos exportadores e importadores que operam em Santa Catarina utilizam o Porto de Itajaí. Também é por ele que circulam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O Porto de Itajaí é um dos 120 maiores do planeta – segundo o World Top Containers Ports 2014, e movimenta mais de 80% da corrente de comércio de Santa Catarina.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS