sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/07/2015 | 10:02

Vereadora quer campanha para incentivar adoção de praças e jardins de Itajaí

Praças, parques, jardins e áreas públicas de lazer. Quanto maior fica a cidade, mais seus moradores sentem falta de espaços como estes. Em Itajaí a maior parte das praças e espaços de uso comum fica nos bairros mais nobres e regiões próximas ao centro. Loteamentos novos e periféricos sofrem com a escassez desse tipo de espaço. 

 

Para incentivar a criação e manutenção de praças, sem onerar os cofres públicos, a vereadora Anna Carolina Martins (PRB) propôs que a prefeitura elabore uma campanha para que a iniciativa privada adote estes espaços. A medida já é autorizada por lei, mas falta incentivo para que seja aplicada.

 

Apesar de ter 25 anos de existência, muitas pessoas desconhecem a lei Municipal n° 2571/90. Criada na gestão do prefeito João Macagnan, a lei autoriza o poder executivo a conceder a administração de praças, jardins e parques infantis para a iniciativa privada através do sistema de adoção. Ou seja, a empresa pode adotar uma praça e fazer toda a manutenção e melhoria daquele espaço e, em troca, receberia o aval de utilizar o espaço para publicidade, que deve ser previamente analisada e autorizada pela secretaria de planejamento.

 

“A ideia é simples, mas pode representar uma economia significativa aos cofres do município”, frisa a parlamentar. Segundo Anna, a intenção é que a prefeitura utilize parte dos R$ 6 milhões previstos para a publicidade no ano de 2015, para elaborar uma campanha que promova a lei da adoção de praças. “Muitos empresários nem conhecem a lei, o primeiro passo é tornar a lei conhecida e a partir daí estimular as empresas a aderirem à iniciativa”, explica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS