quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/04/2015 | 17:05

Itajaí é vice-campeã dos Parajasc

Itajaí ergueu o troféu de vice-campeão nos 11° Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), nesta quinta-feira (30), em São Miguel do Oeste. O município conquistou 31 pontos, ficando atrás da campeã Joinville que obteve 39. Durante os cinco dias de competição, ficou em primeiro com os seus paratletas em duas categorias das quatro em disputa: DI (deficiente intelectual) e DV (deficiente visual), além de brigar pela liderança no DF (deficiente físico). 

A competição teve a participação de 120 paratletas da cidade, sendo representantes no atletismo DF, DI e DV, basquete DI, bocha paralímpica DF e rafa vollo DV e DF, ciclismo DV, handebol DV, handebol DF, natação DV e DF, tênis de mesa DI, DF e DA e xadrez DV e DF.

Troféus

Os primeiros troféus vieram no segundo dia de disputas. Com o término do paraciclismo para pessoas com deficiência visual, a equipe feminina foi campeã com duas competidoras no pódio: Maria Pinheiro foi ouro e Denise Aparecida Godoy levou a prata. O masculino teve como destaque Alvacir Paulo da Silva com a segunda posição. A natação foi destaque com o título das mulheres no mesmo segmento com Suely Carvalho de Souza e Thais Rech.

No segundo dia, o atletismo começou a garantir troféus para Itajaí. No DI, a cidade conquistou a primeira colocação tanto no masculino quanto no feminino; e DV foi segundo na disputa entre os homens.  

O xadrez e o tênis de mesa também se destacaram com três troféus para a cidade. No xadrez, foram dois de primeiro colocado no DV - tanto no masculino quanto no feminino e xadrez DF. Os mesatenistas trouxeram o de campeão no DI feminino e masculino, além do DF no naipe das mulheres.

Entre as disputas coletivas se destacaram o basquete para deficientes intelectuais e o handebol em cadeira de rodas para deficientes físicos. No basquete, a cidade ficou com a prata após perder para Brusque no último dia da modalidade. Já o handebol, terminou em terceiro com a derrota na rodada final do turno único para Criciúma.

No último dia, os paratletas competiram na bocha paralímpica, que foi hexacampeã na manhã da quinta-feira (30), e demais segmentos da rafa vollo. No DV, última modalidade disputada por Itajaí,  a cidade ficou com o bronze no feminino ao vencer a decisão de terceiro lugar contra Lages por 12 a 5.

Avaliação

O superintendente interino da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Moacir Rogério Sedrez, avaliou como satisfatória a participação nesta edição e disse que agora começa o trabalho em busca de parcerias para a cidade ter, no próximo ano, representantes também no segmento DA. “A gente veio para a competição com essa expectativa. Na reunião de avaliação desta competição com os técnicos, na próxima semana, vamos buscar alternativas com associações para fortalecer ainda mais o trabalho com deficientes auditivos”.

Troféus gerais por modalidade:

1º lugar Atletismo Deficiente Intelectual Feminino

1º lugar Atletismo Deficiente Intelectual Masculino

2° lugar Atletismo Deficiente Visual Masculino

1º lugar Bocha Deficiente Físico Andante

1° lugar Bocha Paralímpica

3° lugar Bocha Deficiente Visual Feminino

2º lugar Basquete Deficiente Intelectual

3º lugar Handebol em cadeira de rodas – Deficiente Físico

1º lugar Natação Deficiente Visual Feminino

1º lugar Paraciclismo Deficiente Visual Feminino 

2º lugar Paraciclismo Deficiente Visual Masculino

1º lugar Tênis de Mesa Deficiente Intelectual Feminino

1º lugar Tênis de Mesa Deficiente Intelectual Masculino

3º lugar Tênis de Mesa Deficiente Físico Feminino

1º lugar Xadrez Deficiente Visual Feminino

1º lugar Xadrez Deficiente Visual Masculino 

3º lugar Xadrez Deficiente Físico


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS