quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/04/2015 | 15:31

Realidade portuária é discutida na Univali

As atuais condições operacionais do Complexo Portuário do Itajaí, seus projetos de expansão para mantê-lo competitivo foram alguns dos temas discutidos na noite de quarta-feira, 29, em reunião da Câmara Setorial de Comércio Exterior, da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), realizada na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O evento, no formato de mesa redonda, reuniu autoridades do Porto de Itajaí, dos terminais portuários, do comércio e da política local, no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí. A realização ficou a cargo a ACII e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas/Gestão (Cesciesa), da Univali.

         “O debate abordou o projeto e obras da nova bacia de evolução do Complexo Portuário, a Via Expressa Portuária e gerou uma ampla discussão sobre os principais gargalos que hoje impactam no desenvolvimento da atividade portuária”, relata o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Junior. O evento contou ainda com a participação do presidente da ACII, Eclésio Silva e dos superintendentes da APM Terminals Itajaí e Portonave Terminais Portuários Navegantes, Ricardo Arten e Osmari Castilho Ribas, respectivamente. Foi mediado por Marco Aurélio Rosembrock, coordenador do curso de Administração da Univali.

Para o coordenador do Cesciesa, professor Manoel Antônio dos Santos, a realização do debate deu visibilidade à academia de um importante tema, que são as limitações operacionais do Complexo Portuário do Itajaí, a exemplo dos acessos aquaviários e terrestres, aos mesmo tempo que aumenta a credibilidade dos investimentos feitos na atividade portuária junto a Universidade e meio empresarial. “Queremos com isso mobilizar a sociedade em torno dos problemas do porto, como já ocorreu outras vezes, e somar forças para reivindicarmos os investimentos que o Complexo precisa”, diz Manoel.

O evento foi prestigiado por empresários, acadêmicos dos cursos de Comércio Exterior, Logística e Gestão Portuária, da Univali, e por pessoas da comunidade interessadas no tema.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS