quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/04/2015 | 16:44

Itajaí Stopover: Marejópolis atraiu 27 mil pessoas

Um espaço divertido voltado a crianças e adolescentes que tem como foco a Educação no Trânsito, por meio de ações que vão desde a confecção da primeira carteira de habilitação até a condução do veículo. Assim se resume a Marejópolis, que durante os 17 dias da Itajaí Stopover atraiu 27.232 pessoas. O sucesso da segunda edição da Minicidade do Trânsito pode ser confirmado através de números. Diariamente foram cerca de 1.600 visitantes e ao todo, oito mil carteiras de habilitação confeccionadas. Conforme a Agente de Trânsito, Márcia Vargas, o efetivo de pessoas trabalhando também precisou ser alto. “Nossa escala diária era de 30 voluntários e mesmo assim, tínhamos momentos de apuros”, recorda, contente com a maciça participação dos visitantes no espaço.

Detentos contribuíram com o sucesso da Marejópolis
Pela segunda vez, a Secretaria de Segurança firmou parceria com a Vara de Execuções Penais de Itajaí (DEAP), que possibilitou a vinda de 10 detentos do Complexo da Canhanduba para trabalhar na Marejópolis. O apoio, segundo a Secretária de Segurança, Susi Bellini, foi fundamental. “Já trabalhamos com detentos da primeira vez e foi uma experiência muito positiva, por isso, repetimos. Tanto os detentos como as detentas realizaram as atividades com muita dedicação e respeito, não tivemos nenhum problema, e ainda, contribuímos com o Projeto de ressocialização dessas pessoas”, declara a Secretária. Para o Juiz da Vara de Execuções Penais de Itajaí, Pedro Walicoski Carvalho, a ressocialização dos presos através da educação profissional reduz o índice de reincidência nos presídios.

Para os funcionários da Secretaria de Segurança que trabalharam junto com os detentos, a integração serviu de aprendizado. “Com o passar dos dias acabamos conhecendo melhor a vida de cada um, e percebemos nas palavras e ações que eles estão em busca de uma segunda chance longe da criminalidade", comenta Vanessa Carvalho. Leciana Costa se surpreendeu com a forma em que conseguiram interagir com os demais. “Não houve nenhum preconceito por parte da equipe, formamos um grupo sem nenhuma distinção com o objetivo de contribuir com o bom andamento da Marejópolis e assim aconteceu. Os detentos atenderam o público de forma muito educada, na maioria das vezes eram elogiados pelas pessoas que não faziam idéia de que eram”, salienta.

Cada detento recebeu nestes dias cerca de R$ 400,00 - sendo que parte do valor vai para o pagamento de custas do sistema prisional, e o restante para o preso ou a família.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS