sábado, 20 de abril de 2024
Geral
20/04/2015 | 16:07

Morte, perdas e luto são temas de palestra, em Itajaí

A relação do ser humano com a morte, o luto e a separação são os temas da palestra, “Tanatologia: trabalhando as perdas”, que ocorre nesta quinta-feira, dia 23 de abril, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).  O evento está marcado para as 19h30, no auditório 3, do bloco F2, no Campus Itajaí. A entrada é aberta e gratuita para estudantes, professores, profissionais da saúde e comunidade.

A palestra será proferida pelo psicólogo Aroldo Escudeiro, professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Saúde Pública e doutorando em Psicologia Social. Escudeiro também é diretor do Centro de Estudos em Tanatologia do Ceará e coordena da Rede Nacional de Tanatologia do Brasil.

O convidado é autor do livro “Tantologia – conceitos, relatos e reflexões”, no qual aborda a ciência que estuda as reações emocionais e psicológicas diante da morte. Ele fala sobre a percepção dos profissionais de saúde e estudantes em relação à doenças e a morte, como dar más notícias, doação de órgãos, pacientes terminais e perda dos filhos, entre outros assuntos.

“Tratar da morte ainda é um tabu. A palestra vai debater sobre perdas de maneira geral, relacionando-as com a finitude, tanto em situações simbólicas, como uma separação conjugal, por exemplo, como em situação concretas, a morte de fato”, adianta o palestrante.

Segundo Escudeiro, a palestra privilegiará o diálogo com os profissionais da saúde. “Depois de 1950 a morte ‘mudou-se’ da casa para o hospital, e isso afeta diretamente os médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos e todos os profissionais desta instituição, que precisam lidar com as perdas no dia a dia”, afirma.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS